FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DA SAÚDE: PRÁTICAS DE EXTENSÃO NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ/ES

Authors

  • Thiago Rodrigues Malovini FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • José Roberto Gonçalves de Abreu FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Juliana Martins Cassani FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Marcos Vinnycius de Jesus FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Odirley Rigoti FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Lusiana Correia Gonçalves de Abreu FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Juliana dos Santos Romanha Guzzo FVC- FACULDADE VALE DO CRICARÉ

Abstract

Introdução: Este relato de experiência possui como objetivo apresentar os princípios do projeto colaborativo estabelecido entre o Curso de Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), situada no Município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo, com um Hospital da rede privada, localizado na mesma cidade. Assumimos, no processo de elaboração do projeto, a pesquisa como eixo central da formação dos alunos (ESTEBAN, ZACCUR, 2002), pois, sob essa perspectiva, a produção do conhecimento se constitui como o fundamento para o avanço científico da área, mas também como o alicerce para a futura atuação profissional do graduando em Fisioterapia. Descrição: Trata-se de um projeto cujo objetivo é o compartilhamento dos saberes entre: alunos e professores do Curso de Fisioterapia da FVC, e profissionais da saúde que atuam em um Hospital da Rede privada da Região Norte do Espírito Santo. Inicialmente, o projeto foi organizado para promover discussões sobre os protocolos a serem seguidos especificamente entre aqueles que trabalham no Pronto Socorro da instituição. Em um segundo momento, ampliou-se o convite para todos os profissionais da área da saúde do Hospital, a fim de que as reuniões se caracterizassem como formações continuadas interdisciplinares. Nesse caso, cada reunião estará sob a coordenação de um profissional de uma área específica e ele será o responsável por promover o debate sobre casos de pacientes que poderão ocorrer naquele espaço. Impactos: Com a participação e a colaboração dos graduandos e professores do Curso de Fisioterapia da FVC na formação continuada, projetamos o fortalecimento de uma concepção de formação fundamentada na interdisciplinaridade entre aqueles que atuam na área da saúde. Esperamos, pela troca de saberes entre assistentes sociais, professores de Educação Física, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, médicos e odontólogos, que os alunos se apropriem (CERTEAU, 2002) dos saberes compartilhados na formação e, ao projetarem a sua futura atuação profissional, assumam como referência práticas interdisciplinares, que integrem diferentes profissões e [...] [concretizem], ao final, a íntima relação entre conhecimento e ação" (SCHERER PIRES, JEAN, 2013, p. 3204)." Considerações: Ao apresentarmos os princípios do projeto colaborativo estabelecido entre o Curso de Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré (FVC) com um Hospital da rede privada, localizado na Região Norte do Espírito Santo, sinalizamos possibilidades para se pensar em uma perspectiva de formação do aluno fundamentada na pesquisa como eixo central dos seus processos de aprendizagem. Do mesmo modo, acenamos para a necessidade de práticas de extensão baseadas no diálogo com as diferentes profissões da área da saúde, a fim de que os alunos construam novos saberes pela articulação, negociação e resolução dos problemas cotidianos enfrentados no campo de atuação profissional.