PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA BRASILEIRO

Autores

  • Fabiano Gomes Miranda Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Erivaldo Santos de Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Resumo

Introdução: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional fundamentam o processo de formação na educação superior no país. Através do desenvolvimento de competências e habilidades; do aperfeiçoamento cultural, técnico e científico do cidadão; da flexibilização dos currículos; da implementação de Projetos Pedagógicos inovadores,numa perspectiva de mudança para a formação profissional desenvolveram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's). Essas premissas apontam novas configurações para os padrões curriculares, até então vigentes, indicando a necessidade de uma reestruturação dos cursos de graduação com mudanças paradigmáticas no contexto acadêmico. Nesse sentido, o Movimento Estudantil em Fisioterapia (MEFISIO) composto pela Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFI) e demais entidades de base, a citar, Centros (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) presentes em Instituições de Ensino Superior (IES) de várias regiões do Brasil têm dialogado e protagonizado essas mudanças na Graduação em Fisioterapia em nível nacional. O presente estudo tem como objetivo apontar às contribuições do MEFISIO nos Fóruns de Análise e Reformulação das DCN's dos Cursos de Fisioterapia realizados pela Associação Brasileira de Educação em Fisioterapia (ABENFISIO) no ano de 2017. Descrição: Relato de experiência da práxis discente-interinstitucional na participação dos Fóruns Estaduais de Análises e Reformulação das DCN's dos Cursos de Fisioterapia pela ABENFISIO nos estados de Alagoas, Ceará e Bahia. Participaram representantes da ENEFI e do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Diretório Acadêmico de Fisioterapia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Centro Acadêmico de Fisioterapia Sônia Gusman da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os fóruns aconteceram no ano de 2017. As oficinas do fórum foram sistematizadas e ocorreram na seguinte ordem: Roda de conversa sobre as DCN's; Construção de Matrizes Curriculares de acordo com competências, habilidades e atitudes propostas pelos participantes (nesse momento os participantes foram divididos em grupos); Elaboração de produto final de cada região participante (sistematização das contribuições de cada grupo). Cada uma dessas etapas foi facilitada por um representante da ABENFISIO que deu todas as instruções e suporte para sua realização pelos participantes. Impactos: A formação do profissional fisioterapeuta ainda possui um perfil curativo-reabilitador-privatista relacionando a cura à aplicação de técnicas e recursos tecnológicos. É necessário rever o perfil do egresso e quais as competências, atitudes e habilidades que essa formação deverá proporcionar. O estudante como agente protagonista desse processo deve estar incluído e participar ativamente nas discussões, propostas e reformulações em consonância com o proposto pelas DCN'S. Para além disso, entender a necessidade da inclusão dos estudantes em espaços e dispositivos que incentivem o protagonismo no setor de saúde, no mundo do trabalho e no setor da educação. Considerações: A participação do Movimento Estudantil nesse processo de reorientação da formação do Fisioterapeuta brasileiro, caracterizada pela presença nos espaços supracitados, reafirma a importância do protagonismo estudantil na formação de um profissional cada vez mais alinhado as demandas sociais. Nesses espaços, é possível estreitar os diálogos do MEFISIO com as discussões nacionais em prol de uma educação em Fisioterapia de qualidade.