AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA
Abstract
Introdução: O estudante universitário tem uma rotina extenuante, com muitas atividades acadêmicas e extracurriculares. Na necessidade de cumprir essa demanda, deixa de lado sua vida social, familiar e até mesmo necessidades básicas como sono e alimentação. O sono está relacionado com a consolidação da aprendizagem e da memória, além de ter um papel importante no controle dos processos restaurativos. Para que ocorram tais processos de restauração e consolidação da memória, no entanto, é necessário que haja uma boa qualidade do sono. Objetivo: Avaliar a qualidade do sono de estudantes de Fisioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Foram incluídos os acadêmicos maiores de 18 anos do curso de Fisioterapia de período integral de uma universidade pública que concordaram em participar e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme o Parecer 1.125.334. Foram aplicados dois questionários online na plataforma Google Drive, o primeiro para coleta de informações dos participantes como idade, sexo e período do curso, e o segundo para avaliação da qualidade do sono, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR). Resultado: A amostra foi composta por 76 estudantes, com média de 21 anos de idade. Deste total, 61 eram do sexo feminino (86,26%). Na avaliação da qualidade do sono, encontrou-se que 19/76 (25%) apresentaram sono boa qualidade, 44/76 (58%) sono de má qualidade e 13/76 (17%) distúrbio do sono. Portanto, 75% dos estudantes apresentaram qualidade do sono ruim ou distúrbio. Conclusão: A maioria dos estudantes do curso de graduação em Fisioterapia deste estudo apresentou qualidade do sono ruim ou distúrbio do sono.Published
2019-09-26
Issue
Section
Trabalhos de Pesquisa - Eixo I Atenção Integral à Saúde
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.