TROCA DE SABERES PROMOVENDO CONHECIMENTO E PRÁTICAS ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE E ACADÊMICOS DA SAÚDE
Abstract
Introdução: Este relato de experiência, trata-se de um projeto multidisciplinar realizado durante o primeiro semestre do ano de 2019. Teve o objetivo central de promover a educação entre pares, buscando o conhecimento, atitudes e práticas dos alunos do ensino médio e técnico profissionalizante em relação ao calendário de vacinação, sedentarismo, depressão e zoonoses. Seguiu as diretrizes metodológicas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas - PSE - Guia para Formação de Profissionais de Saúde e de Educação (Brasil, 2015) e também o preconizado nas Orientações básicas de atenção integral à saúde de adolescentes nas escolas e Unidades Básicas de Saúde" (Ministério da Saúde, 2010). Descrição: Através de um trabalho de construção coletiva, entre acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Administração, Educação Física, Agronomia, Enfermagem e Estética e Cosmetologia, foi desenvolvido na disciplina de Metodologia da Pesquisa, um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a 9ª.CRS e a 9ª.CRE para trabalhar temas elencados através de uma Análise Situacional, que desvendou vulnerabilidades nos alunos do noturno do ensino médio (230 alunos) e técnico profissionalizante (310 alunos) do IEEE Professor Annes Dias, do município de Cruz Alta/RS. Inicialmente foi investigado, pelos acadêmicos pesquisadores, através da aplicação de 4 questionários, o conhecimento, atitudes e práticas com relação a carteira de vacinação, sedentarismo, depressão e zoonoses. Percebeu-se que mais da metade dos pesquisados não mantém suas cadernetas de vacinação atualizadas. Os dados referidos pelos alunos pesquisados sugerem possíveis sinais de depressão, sendo que 36%, podem ser causados pelo estresse do dia a dia. Há um alto índice de pessoas que não sabem o significado de zoonoses. Percebeu-se que em relação ao sedentarismo, todos são conhecedores da importância e dos benefícios da atividade física, porém ainda assim muitos permanecem inativos. Através de atividades lúdicas realizadas pelos acadêmicos pesquisadores os dados foram discutidos e refletivos na escola, sendo entregue material educativo sobre todos os temas. Impactos: A prática da educação entre pares, que valoriza a troca de saberes entre pessoas com experiências semelhantes, foi muito importante na formação dos discentes envolvidos. Ao atuarem como facilitadores e multiplicadores de ações junto a outros adolescentes e jovens, muitos resultados positivos foram alcançados. Além de garantir a participação do discente na condução de todo o trabalho, promoveu o desenvolvimento de seus conhecimentos, atitudes e habilidades, fato que buscamos na formação do profissional do fisioterapeuta e demais áreas da saúde. Considerações: A realização de atividades de educação e saúde com acadêmicos de distintos cursos foi significativa. Foi um caminho construindo conhecimentos em relação as temáticas que os colocou em contato com realidades que irão permear seu futuro profissional, e que podem e devem ser prevenidas e/ou melhoradas.Issue
Section
Relatos de Experiência - Eixo I Atenção Integral à Saúde
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