BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO PRECOCE DO ACADÊMICO EM ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Autores

  • Lohanna Chrystina dos Santos Antunes de Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Bianca Espinosa dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Amanda de Oliveira Arguelho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Brenda Lee Silva Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Vivian Neres Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Leila Simone Foerster Merey UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Karla Luciana Magnani Seki UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Juliana Teixeira de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Introdução: A graduação na área da saúde necessita de uma formação profissional voltada a incorporação do entendimento biopsicossocial no processo saúde-doença, e que produza mudanças significativas nos níveis de saúde em âmbito coletivo, integrando a teoria com a prática profissional nos diferentes níveis de atenção do SUS. A metodologia ativa no curso de Fisioterapia-UFMS, favorece uma inserção precoce dos alunos na prática clínica, levando ao acadêmico a criação de sua autonomia no campo e observando o funcionamento da profissão nas áreas do cuidado. Descrição: Na Clínica Escola Integrada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), os acadêmicos têm oportunidade de vivenciar atendimentos à nível ambulatorial da Fisioterapia Respiratória para adultos e crianças desde o ingresso na graduação, permitindo observar os atendimentos realizados pelos acadêmicos voluntários e profissionais especializados. Os acadêmicos do 7º semestre da graduação matriculados na disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde do Adulto III, disciplinas voltadas a fisioterapia respiratória em crianças e adultos, desempenham o método de ensino voltado à prática clínica, assim os alunos aprendem dentro de sala a teoria das comorbidades e as principais formas de atendimento, e no campo como os atendimentos funcionam e tem abertura para realizar atendimento sob supervisão de profissional especializado. Em nível hospitalar, os alunos têm contato com as Unidades de Cuidados Intermediários e Unidades de Terapia Intensiva para conhecer as áreas de trabalho e trocar experiências com os profissionais atuantes nos locais. Impactos: O envolvimento do discente com os profissionais e estagiários no processo do cuidado na Fisioterapia Respiratória, proporciona uma familiaridade com os pacientes e suas afecções e tendem a amenizar o receio com as condutas elaboradas e o contato com os mesmos, assim tornando a experiência gratificante e de relevância na formação como profissional. Durante o percurso teórico-prático é proposto a cada aluno um olhar integral e humanizado no processo saúde-doença dos pacientes além de suas afecções respiratórias, a fim de possibilitar um retorno às atividades de vida diárias e melhor qualidade de vida. Esse tipo de experiência desperta nos graduandos uma reflexão sobre as questões sociais que permeiam a fisioterapia respiratória, o conhecimento da realidade social, contato com os profissionais fisioterapeutas e de outras áreas e o aperfeiçoamento das técnicas discutidas em sala proporcionando maior contato com técnicas e elaboração de planos terapêuticos voltados ao cuidado ampliado. Considerações: A inserção precoce dos alunos no campo e em atividades práticas para o atendimento à população, faz com que cada um desempenhem habilidades extra clínicas, considerando as demandas biopsicossociais para a atuação. Através das práticas, orientações, análises de condutas e caso-clínicos, conversas com pacientes, da autonomia de elaborar a conduta para cada paciente, visando o tratamento singular e humanizado, capacita os acadêmicos na vivência prática e aptos para agir em equipe multiprofissional e em diversos casos.