PET-SAÚDE: A IMERSÃO EM INTERPROFISSIONALIDADE VIVENCIADA POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIFESO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Introdução: A Organização Mundial de Saúde, OMS, define a Educação Interprofissional - EIP como: [...] o aprendizado que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados de saúde" (OMS, 2010). O Programa de Ensino pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade 2019/2020 se baseia na Educação Interprofissional em saúde, como uma maneira de qualificar os diversos serviços em saúde. Com base nisso, o objetivo do trabalho é expor as experiências dos alunos de graduação de Fisioterapia do UNIFESO acerca do seu envolvimento com o programa PET-Saúde que teve inicio no UNIFESO em março de 2019 e previsão de termino em dezembro de 2020. Descrição: A vivência dos acadêmicos de fisioterapia do UNIFESO com o PET-Saúde/Interprofissionalidade até a escrita do presente relato é de aproximadamente 05 meses. Como equipe que compõe os grupos foram inseridos alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde, envolvendo alunos de fisioterapia, medicina, odontologia, ciências biológicas, farmácia, nutrição e enfermagem, atuam 05 grupos com 09 alunos, 04 preceptores, representando a Secretária Municipal de Saúde de Teresópolis, 01 tutor e 01 coordenador representantes do UNIFESO. O cenário escolhido para execução das ações foi o Condomínio Social Fazenda Ermitage (CSFE), com o intuito de melhoria na assistência a saúde da população local e no ensino na saúde. O CSFE foi projetado com o objetivo de realocar em residências prediais, a população vítima da tragédia ambiental de 2011 no Município de Teresópolis, que se soma a uma imensa perda material com as irreparáveis perdas familiares e impactos emocionais. Uma das principais motivações dos estudantes em participar do programa se encontra em vivenciar experiências de educação em saúde fora do ambiente de salas de aula, neste caso, a questão interprofissional exacerba o desejo de trabalho em equipe, para pratica da interprofissionalidade e a formação continuada.A vivência durante processo de ensino aprendizagem interprofissional resulta em benefícios tanto para os alunos quanto para o sistema de saúde, pois, favorece cuidados em saúde e a formação de profissionais com visão ampla no que diz respeito à saúde necessidades do individuo e\ou do coletivo. Sabe-se que apenas agrupar diferentes profissionais em equipes não se qualifica como educação interprofissional. Impactos: Os impactos da primeira etapa vivenciada mostram que a interprofissionalidade permite enxergar alem da profissão em processo, nem deve ser detentora de um conhecimento total. Além disso, nota-se que o processo de ensino-aprendizagem na prática do trabalho interprofissional se dá pela aceitação e organização dos atores envolvidos, e consequentemente nota-se que pensar no que atinge a vida diária e fatores ambientes influenciadores na saúde do indivíduo são marcos que também interferem na qualidade de vida. Considerações: Através da análise exposta, percebe-se que o interesse e dedicação do grupo e dos demais atores são inerentes ao progresso do projeto. Além disso, essa forma de aprendizagem apresenta características primordiais no tocante à novos hábitos em ambiente educacional e de formação de profissionais de saúde tornando o compartilhamento dos saberes indispensáveis.Issue
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Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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