PROJETO POEMA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM BUSCA DA MELHORIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE FISIOTERAPIA
Abstract
Introdução: Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais demonstram um aumento significativo no que diz respeito à oferta e procura de vagas no Ensino Superior no Brasil dos últimos anos. Para as instituições de ensino faz-se necessário a criação de estratégias que permitam a construção de competências e habilidades para o bom exercício e a identidade profissional dos discentes, além de fomentar a construção de atitudes que permita o desenvolvimento da cidadania, valores éticos e posicionamento na sociedade. Nesta perspectiva, é importante o acompanhamento de discentes e docentes, compreendendo as diferentes realidades educacionais e sociais, através de projetos que valorizem a melhoria do ensino-aprendizagem, nos âmbitos pedagógico, profissional e socioemocional. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de práticas docentes e discentes que conduzam a promoção de melhorias no curso de Fisioterapia do UNIPÊ. Descrição: Esse projeto foi iniciado durante o semestre 2019.1 envolvendo 523 discentes e 49 docentes, a partir de ações voltadas a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. As ações foram realizadas de forma individual e coletiva. Dentre as ações individuais, foram realizadas: escuta qualificada dos representantes de turma no início e no final do semestre para identificar necessidades individuais e coletivas dos discentes e suas turmas, assim como orientações acadêmicas e pedagógicas, mediação de conflitos interpessoais, entre outros. As ações coletivas são realizadas a partir de diagnósticos dos problemas e necessidades em comum dos discentes e docentes. As mesmas ocorrem a partir de aulas; de oficinas de capacitação docente, de revisão de temáticas fundamentais para a formação do profissional generalista; ações para estímulo a monitoria, pesquisa e extensão; promoção de momentos de reflexões entre docentes e discentes a partir de atividade solidárias e humanas. Os impactos alcançados com o projeto POEMA contemplam os discentes que se tornam mais preparados para atuar em sua área de formação a partir da vivência contínua de conteúdos necessários trabalhados de forma dinâmica com uso de metodologias ativas, promovendo reflexão de situações a partir das atividades desenvolvidas pelo projeto. Além disso, quando são solucionadas as suas fragilidades através de orientações pedagógicas eficazes, os discentes obtém maior segurança e melhor chance de crescimento pessoal e profissional. Impactos: Os impactos deste projeto contemplam ainda os docentes, através de articulação de sua formação inicial com as necessidades em aperfeiçoar sua gestão em sala de aula, já que cabe ao professor a mediação entre o aluno e o conhecimento que lhe permita o entendimento da realidade social e a promoção do desenvolvimento individual. Essa mediação implica em articular a aprendizagem do aluno à formação continuada do professor vista aqui como uma contínua e dinâmica construção do conhecimento profissional e concebendo as contribuições teóricas como subsídios que possibilitem a reflexão e a orientação da prática profissional. Considerações: A importância deste trabalho reside no fato de promover o acompanhamento de discentes e docentes, compreendendo as diferentes realidades educacionais e sociais, através de projetos que valorizem a melhoria do ensino e da aprendizagem nos âmbitos pedagógico, profissional e socioemocional.Issue
Section
Relatos de Experiência - Eixo III Gestão
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.