EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA: UM OLHAR PROPOSITIVO PARA A PROFISSÃO!

Authors

  • Arthur de Almeida Medeiros
  • Dernival Bertoncello

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n11.ed1

Abstract

Quando comemoramos meio século da profissão de Fisioterapeuta no Brasil, paramos para refletir sobre os avanços que tivemos nesse tempo todo. A consolidação da profissão, com objetivos e recursos próprios para atuação no campo da saúde, bem como o fortalecimento do trabalho interprofissional, vem ao encontro dos desejos para o próximo cinquentenário de que sejamos mais expressivos – política e cientificamente, atentos as reais necessidades de saúde da população e orientados ao cuidado integral e humanizado.Temos muito a comemorar. Contudo, também precisamos continuar na luta e resolver problemas que, sabemos, são inerentes a toda classe que almeja excelência. Neste sentido, para nos auxiliar em diferentes frentes da Fisioterapia, os periódicos de boa qualidade são extremamente importantes, a fim de mostrar aos pares, e também à comunidade em geral, tudo aquilo que produzimos e geramos de conhecimento e ciência.Sempre foi desejo dos associados da ABENFISIO que houvesse um veículo de divulgação das produções realizadas nas áreas de formação e cuidado em saúde - com olhar especial para a fisioterapia; mas que, também, para além das questões técnicas-cientificas, fosse uma ferramenta de inclusão, de fortalecimento de redes, e de ampliação e divulgação das experiências vividas pelos diferentes atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem e de cuidado em saúde. Portanto, em 2014, na ocasião do I Congresso Brasileiro de Educação Em Fisioterapia, XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e VI Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, realizado em Natal/RN, procedeu-se o lançamento da revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia – CESF. Agora, visamos não somente os associados, mas toda comunidade de Fisioterapeutas do país e, em breve, do exterior.Desde seu lançamento, o periódico CESF mantém publicações semestrais dos volumes regulares e publicação anual dos anais dos eventos da ABENFISIO. Atualmente, é indexado no Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM) e Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex). E, adiantando as novidades, estamos em amplo processo de trabalho para expandir as indexações.            Quando pensamos sobre a trajetória da Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, revemos anseios, muito trabalho e resultados consolidados. Nesses cinco anos de revista, conseguimos cumprir o objetivo inicial de levar à comunidade acadêmica e científica artigos que reforçam formação de qualidade, seja em contexto de ensino ou de pesquisa. Reflexões a partir dos ensaios teóricos, diferentes estudos de caso, revisões bibliográficas, ensaios clínicos, são exemplos de como pretendíamos e conseguimos chegar ao público alvo. Para tanto, há que se considerar o árduo trabalho da equipe editorial que iniciou a revista, bem como de todos os revisores que deram sua colaboração para que a análise seguisse os parâmetros metodológicos e permitisse avaliação cega, sem qualquer viés. E, somado a tudo isso, importante o papel da Rede Unida, que sedia a revista em sua grade de importantes publicações.            Não fechamos um ciclo, somente damos início a uma nova etapa desse processo todo, de levar conhecimento e gerar discussões aos leitores sobre os temas abordados. Assim, estamos agora passando por reformulação da revista, com mudança de editores, acréscimo de novos revisores, além de melhora na avaliação dos artigos e suas editorações, com objetivo de conseguirmos, como já mencionado acima, indexações em mais bases de grande expressão. Ressalta-se que o número de trabalhos recebidos aumentou bastante nesses últimos dois anos, o que nos faz acreditar ainda mais na confiança e apreço que os autores tem pela CESF, o que também acentua nosso sincero agradecimento. Devido ao expressivo aumento de manuscritos recebidos, a tarefa fica mais árdua para a seleção de trabalhos com acentuado rigor metodológico e embasamento teórico e científico, o que leva às melhorias na qualidade da revista.            Para a presente edição, temas variados fazem parte de nosso sumário, com intuito de despertar atenção para o que acontece atualmente na Fisioterapia. Temos diferentes trabalhos, de diferentes regiões do Brasil, o que vem ao encontro de nossa preocupação pela diversidade de temas (relacionados ao escopo da revista) e de lugares. Sobre a formação em Fisioterapia, uma pesquisa procurou verificar a percepção dos docentes sobre a adequação das estratégias de ensino e aprendizagem no estágio obrigatório em consonância com o que é previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Fisioterapia. Eles verificaram inadequação entre as estratégias adotadas e as DCN, o que leva os autores e os leitores a refletirem e questionar sobre alternativas plausíveis para que haja melhorias. Nesse mesmo contexto, um ensaio teórico traz proposta de diretrizes para direcionar as instituições na elaboração de seu projeto pedagógico no que tange à Fisioterapia na Saúde Mental.            Artigos originais, com pesquisas clínicas, abordam os temas sobre Cinesioterapia laboral para um setor administrativo, com indicação de seus benefícios para os trabalhadores e gestores. Na mesma linha de aplicação de exercícios, mas em ambiente aquático, outro estudo indica sua eficácia para a população idosa. Na busca pela diversidade de temas, um outro estudo procurou identificar a oferta de serviços públicos de assistência humanizada, em uma grande capital brasileira, indicando resultados não muito promissores quanto à atuação do fisioterapeuta (em quantidade de profissionais) nessa área. No entanto, traz a reflexão sobre a necessidade de inserção do fisioterapeuta junto a esses serviços públicos.            Um relato de experiência identifica a importância do modelo biopsicossocial para estudo de Anatomia Humana nos cursos de graduação, com indicação para que esse modelo, em acordo com a CIF, possa melhorar o ensino básico para o estudante de Fisioterapia. No formato de revisão, dois estudos importantes trazem temas que poderão gerar outras pesquisas, além de discussões sobre as temáticas abordadas. Um deles aborda sobre um instrumento que pode ser utilizado para facilitar o parto; outro, aborda o papel da atuação da Fisioterapia para o desmame de pacientes críticos em ventilação mecânica.            Como pensado anteriormente, essas nove produções são ricas em conteúdos diversos e podem atender aos diferentes perfis de leitores, sejam estudantes ou profissionais clínicos ou acadêmicos. Esperamos estar no caminho certo quanto ao aprimoramento da revista. Com isso, todos serão, cada vez mais, melhores beneficiados com temas sobre Educação, Saúde e Fisioterapia.            Desejamos ótima leitura e contamos com sua colaboração na divulgação da revista, assim como a sua contribuição para envio de manuscritos de expressiva qualidade.

Published

2020-03-31