IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA E INSERÇÃO ESCOLAR NA CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n12.a9

Keywords:

Transtornos da visão, Criança, Inclusão educacional, Autonomia pessoal

Abstract

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança contempla eixos estratégicos que visam à qualificação e orientação das ações e serviços de saúde que são desenvolvidos em todo território nacional. Dentre seus eixos destaca-se o que abrange a atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade. Por ser uma política ampla torna-se importante refletir sobre a criança com deficiência visual. Os conceitos, dados epidemiológicos, avaliação, direitos e diretrizes da deficiência visual são pouco conhecidos e divulgados, considerando que há uma lacuna de conhecimento para os profissionais da área da saúde e da educação referente à essa temática. A melhor forma de realizar a prevenção e promoção de saúde nessas crianças é por meio da capacitação eficiente dos profissionais para realizar avaliações e diagnósticos precoces, com a finalidade de encaminhá-las para serviços especializados, tornando assim, as ações efetivas e visando a autonomia e a qualidade de vida desta população.

Published

2020-06-15