OS DESAFIOS PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nathila Lorrana Silva Cardoso Graduanda em Fisioterapia. Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará-Brasil.
  • Cristiane de Fátima Pimenta da Costa Graduanda em Fisioterapia. Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará-Brasil.
  • Norma Sueli dos Reis Cardoso Pedagoga. Especialista em Metodologia da Educação Superior. Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará-Brasil.
  • Angélica Homobono Nobre Fisioterapeuta. Doutora em Ciências Sociais. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-Pará-Brasil.
  • Biatriz Araújo Cardoso Dias Fisioterapeuta. Doutora em Ciências pelo Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC/FIOCRUZ. Docente do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).
  • George Alberto da Silva Dias Fisioterapeuta. Doutor em Doenças Tropicais. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-Pará-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v9n19.a16

Palavras-chave:

Educação à Distância, Fisioterapia, Tecnologia Educacional , Tecnologia da Informação

Resumo

  Contextualização: o cenário educacional perpassa por diversas mudanças e necessita de adequações às diferentes realidades encontradas. Com isso, o uso da tecnologia e suas possibilidades trouxe ao ensino uma nova abordagem com a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas, contribuindo para mudanças nas metodologias de ensino e na organização. Descrição da experiência: o presente trabalho apresenta um relato de experiência que teve como objetivo discutir os desafios enfrentados na universidade pública e particular no ensino remoto durante este período de pandemia. Em meados da segunda metade do mês de março de 2020, houve a suspensão das atividades acadêmicas, incluindo a Universidade do Estado do Pará e o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, iniciando-se uma busca constante pelos profissionais envolvidos por estratégias educacionais para que não houvesse prejuízos no processo ensino-aprendizagem. A diferença de preparo para a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) entre as instituições refletiu a grande dificuldade da adequação de alguns profissionais. Impactos: a utilização de AVA e o ensino remoto proporcionaram desafios e novas perspectivas aos professores e estudantes das universidades pública e privada, possibilitando um novo olhar ao processo ensino-aprendizagem. Contudo, houve desafios quanto à adaptação e às demandas que surgiram, evidenciando a necessidade constante do alinhamento e do preparo que deverá haver no âmbito educacional para que ele ocorra de maneira adequada. Considerações finais: os AVA ainda apresentam alguns desafios para professores e alunos, porém, podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem quando utilizados da forma adequada.

Referências

Ferrarini R, Saheb D, Torres PL. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão 2019; 57(52): 1-30.

Moran J. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. Arantes V organizadora. Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

Oliveira ET. EAD e ambientes virtuais de aprendizagem: dimensões orientadoras para seleção de mídias [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2019.

Matos JDV, Silva JRG, Ribeiro AFS, Gomes RMM, Ferreira JC, Matos FB. Aprendizagem significativa por meio do uso de TICs: levantamento das produções da área de ensino de 2016 a 2018. RENOTE 2019; 17(1): 466-75.

Carneiro JRS, Lopes ASB, Neto EBC. A utilização do google sala de aula na educação básica: uma plataforma de apoio à educação contextualizada. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018): 401-10. DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.401

Cursino AG. Contribuições das tecnologias para uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de projetos no Ensino fundamental [dissertação]. São Paulo: Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, 2017.

Maia CS. Um estudo sobre as diferenças e influências das interações sociais na formação do pedagogo por meio de cursos a distância e presenciais [tese]. Bahia: Faculdade Maria Milza, 2017.

Anjos AM. Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Maciel C organizador. Eduacação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: UFMT, 2018.

Soares PS. Formações discursivas de professores tutores de Língua Portuguesa no processo de ensino-aprendizagem na educação à distância-EAD [dissertação]. Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2018.

Egidio IV, Silva MFO. Mudança organizacional x sociedade - O impacto dos serviços educacionais à distância na realidade dos usuários. Repositório Eletrônico do IFPB [internet] 2018 [acessado 2020 jun 04]. Disponível em

https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/923.

Melchert CRM. A educação a distância como instrumento de tecnologia social: relações com a educação sociocomunitária [dissertação]. Centro universitário Salesiano de São Paulo. Americano-SP, 2016.

Sava PP, Dias ACM, Farias HPS, Farias BM. A educação a distância no ensino de graduação no Brasil. Congresso internacional de educação e tecnologias: encontro de pesquisadores em educação a distância, 2018.

Downloads

Publicado

12-05-2023