JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE

Authors

  • Geovana Sammea Felix de Brito Fernandes
  • Ivonete Machado Vieira
  • Luan Daniel Santos Costa
  • Ana Cláudia Conceição da Silva

Abstract

INTRODUÇÃO: A Leishmaniose é uma doença infecciosa, de notificação compulsória, que acomete o ser humano e alguns animais, classificada em dois tipos: Leishmaniose Tegumentar (LT) ou Cutânea e Leishmaniose Visceral (LV) ou Calazar. A relevância do tema deve-se ao perfil epidemiológico de Jequié, onde o mesmo encontra-se entre os treze municípios do estado da Bahia com transmissão intensa de LV. Ressalta-se a importância de impactar e sensibilizar os estudantes a atuarem juntos ao enfrentamento e controle da doença. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência, mediante proposta de intervenção em uma escola da rede municipal de ensino de Jequié-BA. População-alvo: escolares. Período: a definir, com o objetivo de desenvolver ações de promoção de saúde em âmbito escolar, por meio de atividades educativas. Elaborado pelos discentes da Disciplina Fisioterapia Preventiva e Ergonomia, a proposta consiste na produção de materiais didáticos que visem possibilitar o conhecimento e a compreensão acerca da Leishmaniose, de forma lúdica, auxiliando assim, no processo ensino-aprendizagem. Será realizado em dois momentos, com as seguintes abordagens: contextualização com mapa mental e a dinâmica interativa com jogo da memória. A primeira etapa do processo é apresentar o mapa mental, caracteriza-se como instrumento instrutivo e efetivo, adotado para contextualizar o conteúdo, de forma simples e sistematizada. Posteriormente, será exposto o jogo da memória, o qual exercita e aborda o tema de forma divertida, sendo inteiramente online executado através de uma apresentação PowerPoint, para ser utilizado tanto em casa como no ambiente escolar. Composto de cinco pares de cartas, cada uma contém uma informação sobre a Leishmaniose e pode ser jogado no notebook, computador e/ou smartphone, por qualquer pessoa que tenha acesso ao link. A aplicação dessa ferramenta tem como finalidade promover e estimular a concentração e raciocínio lógico do aluno, viabilizando assim, a capacidade de entendimento e memorização do assunto. IMPACTOS: Uma vez que realizada a proposta de intervenção supracitada, os escolares (público-alvo) se encontrarão como sujeitos ativos e multiplicadores do conhecimento produzido acerca da Leishmaniose, tratamento, diagnóstico, transmissão e, profilaxia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destaca-se a importância da população escolar ser orientada a respeito dos riscos e cuidados no enfretamento a Leishmaniose, e que se tornem multiplicadores deste conhecimento. Percebemos com esta reflexão que a compreensão destes tópicos tende a reduzir agravos em esferas sociais que vão além da instituição/escola. Cabe ao profissional de saúde não só tratar, mas reconhecer seu papel de prevenir doenças da população.