INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA REGULAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Authors

  • Raphaela Farias Teixeira INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS (IESA)
  • Marianna Thays Silva Tavares INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS (IESA)
  • Emanuella Pinheiro de Farias Bispo INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS (IESA)

Abstract

INTRODUÇÃO: O processo de Inclusão escolar propõe que os sistemas educacionais sejam responsáveis por criar formas de promover uma educação de qualidade, de forma a atender todas as necessidades educacionais dos alunos com deficiência, considerando as particularidades de cada um e possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades. Apesar das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica terem sido publicadas desde 2001, estabelecendo que o atendimento escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado em classes comuns do ensino regular, a inclusão escolar no ensino básico brasileiro, tanto público quanto privado, ainda é um desafio, diante da necessidade de se construir coletivamente novas possibilidades e lidar com as diversidades. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi conhecer os desafios e as estratégias adotadas pelos professores na inclusão de crianças com deficiência física na classe regular de uma escola pública do município de Arapiraca/AL. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos dezoito professores que desenvolvem atividades com alunos com algum tipo de deficiência física, em uma Escola pública municipal de tempo integral, considerada referência de inclusão escolar no município de Arapiraca/AL. Foi realizada uma entrevista aberta ou em profundidade, com questões norteadoras, e a interpretação dos dados foi feita através da Análise de conteúdo temático. RESULTADOS: Os professores citaram a falta de capacitação profissional como a principal dificuldade no processo de inclusão escolar, associada ainda a quantidade elevada de alunos dentro da sala, a necessidade de realização de atividades práticas, a falta de materiais, e ao desconhecimento sobre a deficiência. Pontuaram como estratégias utilizadas em sala de aula para facilitar o aprendizado dos alunos com deficiência física: jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, pinturas e recortes. Os resultados apontaram que existe uma política de inclusão na escola, evidenciada principalmente por algumas melhorias na estrutura física, porém a falta de capacitação dos professores compromete a realização das atividades e torna as estratégias limitadas e sem objetivos voltados as condições físicas das crianças, dificultando o desenvolvimento e o aprendizado. CONCLUSÃO: A capacitação dos profissionais e a presença de uma equipe multiprofissional, através da consultoria colaborativa, são fatores necessários para a evolução dessas crianças, pois identificando os aspectos que podem ser modificados, incentivando os potenciais, minimizando as limitações e permitindo novas estratégias, a inclusão escolar se tornaria efetiva.