A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES COMO COLEGIADO GESTOR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Abstract
INTRODUÇÃO: Quatro projetos/programas de extensão popular têm se destacado na Universidade Federal da Paraíba: Projeto de Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF), Programa Práticas Integrais da Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB), Programa de Educação Popular e Saúde do Trabalhador (PEPST), e PALHASUS que se articula em rede através do Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPOPS), antigo Programa de Educação Popular em Saúde (PROGEPS) que iniciaram suas atividades conjuntas em 2012. O NEPOPS tem o auxílio do Colegiado Gestor formado por extensionistas dos projetos/programas que o compõem. O NEPOPS nasce do desejo e da necessidade de construir uma articulação mais organizada institucionalmente entre esses diferentes projetos, possibilitando a implementação de ações mais estruturadas que dessem suporte aos mesmos (ALVES, 2014). Além disso, possibilitar o debate interno para ampliar/promover as ações de Educação Popular em Saúde, e avançar na discussão dos caminhos de uma formação universitária mais participativa e engajada na realidade social. Este trabalho propõe-se a apresentar a experiência da construção do trabalho em rede no NEPOPS e seus impactos na formação estudantil, sob o olhar do Colegiado Gestor deste Núcleo durante o ano de 2014. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O NEPOPS tem reuniões quinzenais, que ocorrem em duas partes: 1) reunião das comissões (formação, sistematização, vivência, fórum), onde cada comissão discute metas e objetivos, considerando suas especificidades; 2) repasse da reunião das comissões para reunião geral. Cada representante do Colegiado Gestor integra uma comissão, a fim de incentivar e dinamizar a participação, garantir o cumprimento das tarefas e sistematizar as presenças e relatorias das reuniões. Esse Colegiado reúne-se mensalmente e em separado, a fim de discutir as dificuldades e buscar soluções para elas, de forma a manter o Núcleo em atividade. Também é papel dele, facilitar a comunicação com a coordenação dos projetos/programas e garantir o repasse das informações do NEPOPS para as reuniões internas dos mesmos. IMPACTOS: Devido à atuação conjunta do Colegiado Gestor do NEPOPS com participantes de todas as comissões, em 2014, o protagonismo estudantil manteve o Núcleo em atividade. No entanto, o esvaziamento durante o ano gerou desgaste naqueles que permaneceram, em especial nos componentes do Colegiado Gestor. Entretanto, foram criados e fortalecidos os laços de amizade, companheirismo, amorosidade e esperança de uma sociedade mais solidária e justa. Além de importantes aprendizados, como o (re) conhecimento do trabalho coletivo como essencial na construção da sociedade que queremos, e que algumas contradições encontradas nesse processo fazem parte das características humanas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destacamos que a constituição de espaços como estes são imprescindíveis para que estudantes ainda em formação acadêmica possam interagir com diferentes áreas e projetos com frentes de ação distintas e se responsabilizarem por algo com a dimensão do Núcleo. O que oportuniza o confronto de diferentes formas de pensar e viabiliza o aprendizado da construção de um diálogo, que permita a todos os presentes contribuir para uma formação verdadeiramente coletiva, com responsabilidade e respeito pelas diferentes formas de interpretar a vida.Issue
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Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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