CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS COMO PRODUTO DA APRENDIZAGEM POR PROJETO FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA

Authors

  • Bruna Yamaguchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Letícia de Paula Tonial UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Rita de Cassia Niz Malko UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Thalyssa Karine Mocelin UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Vera Lúcia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Abstract

INTRODUÇÃO: As metodologias ativas na graduação em Fisioterapia percorrem avanços significativos na pedagogia inovadora nos últimos anos. No curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a metodologia aprendizagem por projetos direciona a lógica das disciplinas e sua finalidade é estimular competências com autonomia, pró-atividade e criatividade nos espaços de aprendizagem e na vida profissional. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Nossa experiência consistiu na prática da aprendizagem por projetos que procura atingir progressivamente os objetivos pedagógicos na disciplina de Panoramas de Fisioterapia no Brasil e no Mundo no primeiro período do curso de Fisioterapia da UFPR. Isto acontece por meio de avaliação continuada, construindo como estudantes diferentes versões sobre os conceitos de Fisioterapia e Saúde Coletiva com um produto final denominado mapa de conceitos, exposto num formato de painel. Na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão foram estipuladas palavras chaves referentes a Fisioterapia e a Saúde Coletiva: Fisioterapia, Atenção à Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), Políticas Públicas, Epidemiologia, Grupos de Risco, Promoção e Prevenção em Saúde, e Educação em Saúde. Na busca da relação entre estas palavras para a construção do mapa conceitual, originou-se uma representação esquemática diferenciada e didática de um círculo de integração, demonstrando criatividade frente ao entendimento da proposta finalizando com um painel. Foram também feitas avaliações processuais em sala de aula com discussão em pequenos grupos, construção e apresentação temática de um seminário, porém prevalecendo a autonomia do grupo e suas ideias. IMPACTOS: Os desafios pedagógicos apresentados pela disciplina foram superados passo a passo pelas estudantes e mesmo sendo dotado de variadas e inovadoras dimensões e como uma primeira experiência do grupo, a aprendizagem por projeto vivenciado proporcionou a aquisição de uma nova perspectiva na atenção à saúde integral da pessoa com um conhecimento ampliado a Saúde Coletiva como uma das especialidades da Fisioterapia, ampliando a concepção reabilitadora da profissão e trazendo princípios da atenção primária em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quanto a experiência vivida a concepção da atividade e a comunicação discente/docente consistiu no norteamento de sanar dúvidas decorrentes do processo de aprendizagem ao longo do processo de elaboração do mapa conceitual. Para as integrantes da equipe houve uma qualificação frente a resolução de problemáticas, desafios e o aperfeiçoamento do conhecimento.