PROJETO PROFISSIONAL E DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS

Autores

  • Cleusa dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra de Faria Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n5.p39

Palavras-chave:

Palavras-chave, supervisão, formação profissional, dimensão política, diretrizes curriculares. Keywords, supervision, professional training, political aspects, syllabuses.

Resumo

RESUMOEste texto analisa as diretrizes curriculares para os cursos de Serviço Social no Brasil. Ressalta o desenvolvimento histórico-social das diretrizes curriculares, evidenciando o caráter político da profissão. Em relação a esta dimensão a formação profissional vincula-se ao projeto coletivo da profissão. Palavras-chave: supervisão, formação profissional, dimensão política, diretrizes curriculares.ABSTRACTThe present text analyses the syllabuses of the social services courses in Brazil. It brings up the historical and social development of the syllabuses and their political aspect. It shows how this is linked to the professional formation of the social workers.Keywords: supervision, professional training, political aspects, syllabuses.

Biografia do Autor

Cleusa dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cleusa Santos é professora da Graduação e Pós-Graduação (strictu sensu) e investigadora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Pesquisador Associado do Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais (IHC) de Lisboa e do International Association Strikes and Social Conflicts, IASSC, Espanha.  Concluiu o pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade da Universidade de Évora (CIDEHUS), Évora, Portugal, em 2011. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade Social, Organismos Internacionais e Serviço Social. Doutora em Serviço Social (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a tese “Reforma e Revolução – polos de tensão do movimento socialista” de 1998. Coordenou o curso de pós-graduação Lato-Sensu - Formulação e Gestão de Políticas Sociais em Seguridade Social (2006-2010). Participa de conselhos editoriais e científicos de Revistas: Praia Vermelha (UFRJ) (1414-9184), Revista Espaço Acadêmico (1519-6186) 1806-8405: RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação (1806-8405), Revista Ser Social. É membro da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Vice-presidente Regional Leste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS - 2006/2008; Coordenadora Regional Leste da Pós-Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS - 2009/20010). Foi Coordenadora do Grupo de trabalho de Seguridade Social (1999/2001) e diretora (1998-2000 e 2002-2003) da Associação dos docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ-SSIND) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (ANDES-SN). Entre as publicações mais recentes, destacam-se: Os Impactos da Abertura Comercial sobre o Sistema de Proteção Social no Brasil: desafios contemporâneos para a categoria profissional. Temporalis (Brasília), v. Vol. 1, p. 139-158, 2010.  As diretrizes curriculares da ABEPSS: desafios atuais da supervisão para a concretização do perfil profissional. Serviço Social & Saúde (UNICAMP), v. 9, p. 23-35, 2011. Crise do Capitalismo e Pilhagem do Trabalho. In: Ana Elisabete Mota. (Org.). Desenvolvimentismo e Construção de Hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. 1ªed.São Paulo: Cortez Editora, 2012, v. 1, p. 125-150.  SANTOS, Cleusa2012Migração da Força de Trabalho: Internacionalização do Capital para Quem? As Políticas Neoliberais e os Desafios Conjunturais. Libertas (UFJF. Online), v. 12, p. 1, 2012. Uma nova onda neoliberal varre os direitos sociais: notas de leituras sobre o debate atual da terceirização. Revista Universidade e Sociedade. Brasília, DF: ANDES/SN, n. 57, p. 6-15.

Sandra de Faria, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Foi bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985). Realizou estágio de pesquisa no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social-CPIHTS, em Lisboa/Portugal, em 2000, com bolsa doutorado sanduíche da CAPES. Professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, integra o corpo docente dos Cursos de Graduação e Mestrado em Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, extensão e gestão universitária, atuando principalmente na docência. Coordena atividades de ensino e pesquisa com ênfase na linha de pesquisa em Teoria Social e Serviço Social. Desenvolve estudos e investigações, com publicação em congressos e revistas, sobre a formação profissional, pesquisa, pós-graduação e produção do conhecimento na área. Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, no período de 2002 a 2008, e de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, na gestão 2009-2013.

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Publicado

27-02-2017