FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO SUS: UM OLHAR PARA O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA E SUAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS

Autores

  • Josemar Ramos Nunes Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Cinthia Rodrigues de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Cecília Primavera Arantes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n7.p15

Palavras-chave:

Saúde Pública. Universidade. Educação

Resumo

A criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ampliou a cobertura assistencial e evidenciou a necessidade de agregar profissionais de distintas áreas para assegurar a integralidade na atenção à saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) surge assim trazendo a necessidade de que o modelo de ensino em saúde vigente no Brasil esteja de acordo com os princípios do SUS. O objetivo foi analisar a percepção dos acadêmicos do último período dos cursos de graduação da UFPE, que atuam no NASF, sobre os impactos de suas formações na aquisição de competências e saberes para atuação no NASF. Trata-se de um corte transversal, envolvendo 68 acadêmicos dos cursos de Graduação em saúde da UFPE. Foi realizado entre março e dezembro de 2015. Na coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, construído pelos pesquisadores. O currículo contemplou disciplinas que possibilitaram a formação para a atuação na Atenção Primária a Saúde, porém a preparação teórica e prática foram consideradas insuficientes para a atuação com segurança. As disciplinas de Saúde Pública e Coletiva foram a principal potencialidade presente nos currículos (39,70%), porém, a percepção dos acadêmicos ainda mostra a necessidade de mudanças para uma melhor atuação profissional no SUS.

Biografia do Autor

Josemar Ramos Nunes Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente compõe a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Cidade de Ferreiros/PE, membro do Laboratório de Fisioterapia e Saúde Coletiva do Departamento de Fisioterapia da UFPE (LAFISC-UFPE) e pesquisador na área da Formação Acadêmica em Saúde. Integrou o Diretório Acadêmico de Fisioterapia (DAFisio UFPE) durantes os anos de 2013-2014 (Gestão MovimentaFisio), 2014-2015-2016 (Gestão Fisiofoco), participou da reativação da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFi) no ano de 2014 e também integrou a Gestão "A luta não pará" da ENEFi entre 2014 a 2015. Militou na Frente Estudantil do Levante Popular da Juventude Pernambuco durante a graduação e atualmente constrói a Frente Territorial do mesmo na cidade mais violenta pra um jovem negro viver no Brasil, segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial de 2014, a cidade do Cabo de Santo Agostinho.

Cinthia Rodrigues de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, estando vinculada diretamente ao Laboratório de Cinesiologia e Avaliação Funcional. É graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (em 1994), com Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2009, Mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, em 2004, e Especialização em intervenção Preventiva nas Disfunções Infantis pela UFPE. Tem experiência clínica e acadêmica na área de Reabilitação, desenvolvendo pesquisas na área de Desenvolvimento e Crescimento Infantil (em crianças nascidas em condições normais e de risco), Intervenção Fisioterapêutica em Pediatria, Neurologia e em Fisioterapia Aquática. Desenvolve também atividades de Pesquisa e de Extensão na área de Saúde Pública.

Ana Cecília Primavera Arantes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco(2015). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

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Publicado

17-01-2018