EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA DE UMA UNIDADE DE ESF NA CIDADE DE MACEIÓ - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Larissa de Oliveira Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Emanuelle Soraya Pereira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Maria Eduarda Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Byanca Alves de Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Ana Larissa Costa de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Ana Raquel de Carvalho Mourão UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Vanessa Lôbo de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL
  • Augusto Cesar Alves de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS/UNCISAL

Resumen

INTRODUÇÃO: A educação em saúde é baseada no compartilhamento do aprendizado mútuo, é pautada na ideia de fazer as pessoas entenderem a saúde e a doença, a fim de trocarem hábitos e comportamentos prejudiciais por outros considerados mais saudáveis. A prevenção primária em saúde tem sido aprendida e praticada por muitos profissionais, através de prescrições que geralmente implicam mudanças de comportamentos e hábitos, pensando no cuidado com a própria saúde. Então a educação em saúde enfatiza a promoção por meio da atuação dos profissionais e acadêmicos na atenção básica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi realizada na Unidade Básica de Saúde situada no bairro do Pontal da Barra, Maceió-Alagoas. As atividades de educação em saúde aconteciam duas vezes por semana, durante o mês de junho do corrente ano. Os temas abordados foram: queimaduras, diabetes mellitus, hanseníase, dengue, zika e chikungunya. Esses temas foram discutidos por meio de uma roda de conversa, a fim de facilitar a troca de conhecimento com os pacientes que aguardavam atendimento médico ou odontológico na sala de espera. Durante as atividades de educação em saúde havia a presença constante da preceptora de estágio, auxiliando em todo o processo com participação direta dos pacientes nas atividades educativas por meio das rodas de conversa, expondo seus conhecimentos e esclarecendo suas dúvidas. IMPACTOS: As atividades de educação em saúde ocorreram no sentindo de desenvolvimento das habilidades de planejamentos, coordenação de grupo e comunicação das estagiárias. Impactando também as pessoas que participavam das atividades, havendo assim troca de saberes e formação de agentes multiplicadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades de educação em saúde que aconteceram na sala de espera permitiram uma maior interação entre a comunidade e as acadêmicas trocando saberes de uma forma horizontal e facilitando a percepção do papel da fisioterapia nas atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde.