RODA DE CONVERSA COM CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS QUE VIVEM COM A DOENÇA DE PARKINSON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Geraldo Eduardo Guedes de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Drica Costa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Maria José Xavier da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Kalline Raphaela Macedo Magnago UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Edvaldo Ambrosio de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Kassia Gessica Alves da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Naama Katarine Formiga Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Nadine Oliveira Cabral UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumen

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) apresenta quatro sinais de comprometimento motor: rigidez, tremor de repouso, bradicinesia e instabilidade postural, que impactam diretamente na independência funcional e na qualidade de vida dos acometidos. Devido aos sintomas da DP, grande parte dos pacientes conta com o auxílio de um cuidador, muitas vezes um parente próximo. As rodas de conversas são instrumentos de extrema importância e eficiência para o fortalecimento do vínculo e integração entre os participantes. Sua característica informal permite que o indivíduo expresse suas impressões e conceitos de forma mais livre, e leva o grupo a refletir sobre o tema proposto. O projeto de extensão Atenção Fisioterapêutica na Doença de Parkinson" visa não só o cuidado com o paciente com DP e a promoção do autocuidado no cuidador, como também inclui a participação de estudantes em períodos iniciais para permitir uma vivência da prática fisioterapêutica e estimular uma visão global e humanizada do paciente em seu contexto integral. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de estudantes do segundo período em uma Roda de Conversa com cuidadores familiares de pacientes com Parkinson. " Descrição: Trata-se de um relato de experiência de uma roda de conversa realizada por três alunas do segundo período do projeto de extensão Atenção Fisioterapêutica na Doença de Parkinson", com 6 cuidadores familiares dos pacientes participantes da extensão. A atividade foi realizada na Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB, no dia 15 de agosto de 2017, as 13h15 até 14h10, em uma sala reservada, com o objetivo de acolher, criar um espaço de confiança, permitir a troca de experiências e coletar dúvidas para que pudessem ser explanadas posteriormente de forma didática. No primeiro momento foi realizada uma atividade onde foi utilizada uma bola, e quem a segurasse possuía o poder da palavra. No segundo momento foram feitas perguntas sobre o estado emocional naquela semana, o que é o Parkinson para eles, dúvidas a respeito da doença e as impressões sobre a roda de conversa. " Impactos: Inicialmente, além da apresentação pessoal, foram compartilhados relatos sobre a descoberta do Parkinson e de como são suas rotinas desde então. Assuntos como comodismo do paciente, sobrecarga e influência do humor sobre o outro foram levantados e abordados. A similaridade entre as situações expostas permitiu um ambiente reconfortante ao exporem suas angustias e seus momentos de estresse, sem se sentirem julgados. No segundo momento, as respostas escritas pelos indivíduos permitiu que os alunos tivessem mais informações para compreendê-los e um feedback da atividade. Foi visível a aceitação dos usuários e a carência dos mesmos em serem ouvidos. Além disso, a atividade possibilitou o planejamento de ações de cuidado voltadas para os cuidadores. Considerações: A roda de conversa se mostrou uma forma rica de abordagem com cuidadores, bem recebida e elogiada por todos os participantes. Proporcionou também um momento significativo no aprendizado dos estudantes, que puderam perceber a importância da escuta na relação profissional, para avaliação e planejamento de ações assistenciais.