DE UM PROJETO ACADÊMICO A UMA PAIXÃO
Resumen
Introdução: Trata-se de um Relato de Experiência acadêmico, onde duas alunas do 3º período iniciam suas práticas na área como auxiliares em um setor de pediatria de uma clínica escola de fisioterapia. São atendidos pacientes com desordens nas áreas de ortopedia, pneumologia e neurologia. Dentre eles, uma paciente com Síndrome de Malformação de Dandy Walker que consiste em agenesia completa ou parcial do vermis cerebelar; dilatação cística do quarto ventrículo; alargamento da fossa posterior com deslocamento dos seios laterais, tentório e confluência dos seios da dura-máter para cima. Descrição: As acadêmicas do 3º período puderam aprender através do projeto de extensão Conhecendo a Fisioterapia", onde o propósito é conhecer a fisioterapia em suas diversas áreas de atuação. Mesmo com o receio por ser a primeira vez a ter contato com os pacientes, as acadêmicas concluíram que é gratificante e importante este contato. Pois puderam assimilar as matérias que estavam tendo como "Bases de Avaliação Fisioterapêutica", "Anatomia", "Recursos Fisioterapêuticos" e coloca-las em prática com o auxílio da orientadora e dos alunos em estágio. Essa experiência teve início no mês de abril de 2018, na clínica escola de uma instituição de ensino superior, duas vezes por semana. Após terminar o projeto, as alunas solicitaram a supervisora acompanhar a área de reabilitação e prevenção pediátrica, onde se identificaram. Receberem apoio e atenção da supervisora e dos estagiários. Durante a experiência, as acadêmicas puderam acompanhar o tratamento de três pacientes, contudo, uma paciente com a Síndrome de Malformação de Dandy Walker as motivou de forma especial. Ao final do período, em conjunto com a estagiária responsável pela paciente, as acadêmicas apresentaram um seminário sobre a síndrome citada para a supervisora e outros estagiários. Impactos: Foi uma experiência enriquecedora onde as acadêmicas puderam vivenciar a prática profissional do fisioterapeuta, conhecer aspectos profissionais e acadêmicos. Contudo, ocorreram desafios a serem superados como o fato de novas linguagens e novo vocabulário devido ao conhecimento dos estagiários na área de nossa atuação, visto que estão no 3º período e impactos à serem considerados, como a aprendizagem na prática efetiva. Considerações: Em suma, a experiência levou ao descobrimento de interesse e paixão pelo conhecimento na área neurológica e infantil. Conheceram e aprenderam como lidar com a criança e familiares, a saber discutir casos em grupo através do processo de relação da teoria com a prática, crescimento, aprimoramento e conhecimento que tiveram, além de acompanhar a evolução da criança.Número
Sección
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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