INTERDISCIPLINARIDADE: FIO CONDUTOR PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ
  • Leandro de Moraes Kohl UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ
  • Graziela Valle Nicolodi UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ
  • Tatiana Medina Sturzenegger UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ

Resumen

Introdução: Um grande desafio atual para as equipes de Atenção Básica é a atenção em saúde para as doenças crônicas. Estas condições são muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais, e sua abordagem, para ser efetiva, necessariamente envolve as diversas categorias profissionais das equipes de saúde e exige o protagonismo dos indivíduos, suas famílias e comunidade. Construir ações de educação em saúde com os acadêmicos da fisioterapia na ESF com pacientes com doenças crônicas precisa de um olhar abrangente, do envolvimento de vários saberes, de distintas disciplinas atuando interdisciplinarmente. Descrição: Este projeto de pesquisa e extensão avalia os determinantes sociais da saúde e fatores de risco para doenças crônicas, como o tabagismo, alcoolismo, alimentação não saudável, inatividade física e excesso de peso em pacientes cadastrados nas ESF de Tupanciretã/RS (ESF01, ESF02, ESF03 e ESF04), construindo ações de educação em saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes. É desenvolvido pelos acadêmicos do 5° período do curso da Fisioterapia, construído nas disciplinas de Terapias Manuais, Cardiologia-pneumologia, Traumato-ortopedia e Educação em Saúde. O trabalho tem características de um estudo descritivo e analítico de rastreamento epidemiológico observacional que segue as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde, 2014. A observação participante permeia todas as atividades. Os dados são coletados em visita domiciliar, por meio de entrevista e aplicação de protocolos específicos construídos nas disciplinas envolvidas no projeto. Através dos resultados encontrados buscamos qualificar o cuidado integral, unindo e ampliando as estratégias de promoção da saúde, de prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações, e de tratamento e recuperação. Impactos: Para os professores das disciplinas envolvidas foi um desafio que permitiu a construção de várias atividades interligadas, necessárias para um resultado satisfatório quando trabalhamos na ESF. A partir do compartilhamento das experiências, discussões dos casos, evoluções do quadro clínico, entre outros relatos, foi construído um espaço no qual os acadêmicos puderam se encontrar, compartilhar experiências e constituir uma rede colaborativa voltada para a melhoria da qualidade da atenção à saúde prestada à população da ESF. Para os acadêmicos que vivenciaram esta experiência foi um fator de emponderamento, indispensável para formação de um profissional competente e comprometido com a saúde da comunidade. Considerações: Um ponto de partida foi à ideia de oferecer uma prática interdisciplinar aos acadêmicos do 5 ° período, buscando propiciar experiências em que eles percebam como um conhecimento depende do saber de distintas áreas e trabalhem um cotidiano que enfatize o senso de autonomia e tomada de decisões. Desta forma é possível construir ações de educação em saúde que modifiquem o dia-a-dia dos portadores de doenças crônicas.