METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICA EM SAÚDE DA MULHER, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Karen Lorena Nunes Baia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA
  • Eduardo Padilha Barros UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA
  • Lucas Oliveira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA
  • Camila de Cássia da Silva de França UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- UEPA

Resumen

Introdução: As exigências da sociedade para a formação e aprimoramento em saúde vêm crescendo no intuito de exigir que o profissional corresponda às necessidades reais da população em suas especificidades. Esta realidade de transformações, no que tange o processo de formação, está fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para os cursos de graduação na área da saúde e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) dos cursos de Residência Multiprofissional em saúde. Neste âmbito, as Metodologias de Ativação da Aprendizagem apresentam-se como um instrumento fundamental no processo da construção do conhecimento, e para isso se utiliza da vivência prática e de situações problemas como contribuição para a ação crítica reflexiva no cotidiano, altamente necessário à realidade dos serviços de saúde, portanto, potencializa que o perfil profissional seja capaz de agir de forma mais humanizada, resolutiva, com possibilidade de avaliar as condições de saúde e contribuir para o planejamento de ações e políticas públicas. Descrição: Durante o módulo de Saúde da Mulher, eixo transversal no curso de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família, ocorrido no período de 04 a 08 de junho de 2018, foram apresentadas temáticas de abordagem multiprofissional em Saúde da Mulher por meio de Metodologias Ativas de Aprendizagem, a docente se utilizou da aula expositiva tradicional, no entanto, todos os encontros tinham um eixo norteador, ou seja, mesmo por meio da aula expositiva as atividades de fixação ocorriam por meio do trabalho em equipe ou de outros métodos, utilizou-se a problematização como ponto de partida para todas as discussões. Das atividades desenvolvidas, destaca-se a encenação, e a problematização em grupo. Impactos: A abordagem por Metodologias Ativas obteve aprovação por parte dos residentes e destaca-se que foi a melhor forma de construção do conhecimento de qualidade onde a problematização favoreceu a troca de saberes e fortaleceu a relação educador e educando, este último no caso, como protagonista no seu processo de construção do conhecimento. É válido ressaltar que, em meio ao processo de formação em serviço, proposto pela residência, no qual o residente está no serviço em um período e em atividade teórica noutro, conjuntura esta que viabiliza por vezes, condições de cansaço que podem prejudicar a aprendizagem, neste módulo em especial, essa não foi uma dificuldade identificada pelos residentes. Considerações: Em suma, o profissional em formação atualizada, dinâmica, transformadora, buscando qualificação neste processo de formação em serviço por meio da Residência Multiprofissional em Saúde, qualifica a atenção mais integral aos usuários dos serviços de saúde e fortalece os princípios do SUS com abordagens sobre os cuidados e a concepção de saúde de forma mais ampla. Esta realidade permite também que as metodologias ativas possam ser inseridas na rotina dos serviços, em alternativa as palestras". Desse modo, traduz um grande avanço na qualidade de ensino e na maturação do residente como um profissional mais resolutivo. "