NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: TRABALHO POR EIXOS DE AÇÃO

Autores/as

  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Ana Paula de Jesus Tomé Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Leonildo Santos do Nascimento Júnior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Míriam Lúcia da Nóbrega Carneiro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ

Resumen

Introdução: O Núcleo de Apoio Pedagógico e de Experiência Docente (NAPED) caracteriza-se como um órgão de apoio didático pedagógico subordinado a coordenação do curso, constituindo-se em instrumento de acompanhamento, orientação e supervisão das práticas pedagógicas, voltado aos discentes e docentes dos cursos de graduação do UNIPÊ. No Curso de Fisioterapia, o NAPED é constituído por um coordenador geral e quatro membros responsáveis por eixos de ação, dentre os quais pode-se citar: ENADE, acompanhamento discente, metodologias ativas e suporte à monitoria. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da atuação do NAPED de Fisioterapia do UNIPÊ através do desenvolvimento de eixos de ação junto ao público docente e discente. Descrição: Diante da necessidade de uma observação das ações pedagógicas, cada membro do NAPED coordena um eixo de ação específico. Relacionado ao ENADE, é prioridade o acompanhamento do desempenho discente e desenvolvimento de estratégias voltadas ao ensino e aprendizagem. Com relação às estratégias desse eixo, este semestre foi realizada uma avaliação diagnóstica para identificar as fragilidades e potencialidades das turmas que se submeterão ao ENADE 2019 e assim traçar metas para atender as necessidades de cada turma. Relacionado ao acompanhamento discente é realizada por cada membro do NAPED um plantão semanal para escuta dos mesmos, assim como reuniões agendadas com representantes de turma e acolhimento aos discentes transferidos de outras instituições. Neste eixo está sendo observado que há dificuldade de comunicação com alguns docentes, dificuldade de relacionamento interpessoal e necessidade de aconselhamento psicológico, o que levou a uma pactuação entre os NAPED's de Fisioterapia e Psicologia. No que diz respeito às metodologias ativas, foi realizada um levantamento acerca das metodologias realizadas por cada docente em suas unidades curriculares e uma análise e alinhamento dessas metodologias nos planos de ensino, planos de aula e cronogramas. No suporte a monitoria foi realizada inicialmente uma reunião com os professores e monitores para explanação da Resolução vigente. Posteriormente, foi desenvolvido e aplicado com os monitores um questionário de avaliação sobre o andamento da monitoria ao longo do semestre. Impactos: Observou-se interação positiva do NAPED com a coordenação, com os docentes e discentes do curso; além da vivência de novas experiências de trabalho partilhadas pelo grupo. Considerações: Conclui-se que o NAPED é um órgão de suma importância para o suporte, acompanhamento, bem como para as melhorias das práticas pedagógicas institucionais.