PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n11.a1Palabras clave:
Educação em Saúde, Ensino superior, Aprendizagem, Estágio Clínico, FisioterapiaResumen
A formação em saúde deve orientar o docente a pautar as práticas pedagógicas e as estratégias de ensino-aprendizagem na promoção da construção de significados aos discentes, resultando em um protagonismo centrado no desenvolvimento da autonomia, da ética e da integralidade. Para a formação do profissional fisioterapeuta, as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes devem corresponder ao que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia (DCN/Fisio). Este estudo teve como objetivo verificar a percepção de docentes de um curso de graduação em Fisioterapia sobre a adequação das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no estágio curricular em relação às competências gerais e habilidades previstas nas DCN/Fisio. Tratou-se de uma Pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Maceió. Foram entrevistados 15 docentes que compõem a disciplina Prática Supervisionada – Estágio. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista com questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do programa IRaMuTeQ. Foram consideradas quatro classes para análise final dos dados: fragilidades do estágio; o exercício da autonomia e de outros valores na formação profissional; estratégias de ensino e avaliação: desafios para inovação no estágio curricular; modelo de formação: angústias e incertezas. Os resultados diagnosticaram um distanciamento e inadequação entre as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e as DCN/Fisio. As angústias e as incertezas geradas por essa inadequação podem ser enfrentadas por uma política institucional de desenvolvimento e educação continuada com cursos de capacitação pedagógica para os docentes.Descargas
Publicado
2020-03-31
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.