PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR

Autores/as

  • Marcus Aurélio Medeiros Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Francisco Passos Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n11.a1

Palabras clave:

Educação em Saúde, Ensino superior, Aprendizagem, Estágio Clínico, Fisioterapia

Resumen

A formação em saúde deve orientar o docente a pautar as práticas pedagógicas e as estratégias de ensino-aprendizagem na promoção da construção de significados aos discentes, resultando em um protagonismo centrado no desenvolvimento da autonomia, da ética e da integralidade. Para a formação do profissional fisioterapeuta, as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes devem corresponder ao que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia (DCN/Fisio). Este estudo teve como objetivo verificar a percepção de docentes de um curso de graduação em Fisioterapia sobre a adequação das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no estágio curricular em relação às competências gerais e habilidades previstas nas DCN/Fisio. Tratou-se de uma Pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Maceió. Foram entrevistados 15 docentes que compõem a disciplina Prática Supervisionada – Estágio. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista com questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do programa IRaMuTeQ. Foram consideradas quatro classes para análise final dos dados: fragilidades do estágio; o exercício da autonomia e de outros valores na formação profissional; estratégias de ensino e avaliação: desafios para inovação no estágio curricular; modelo de formação: angústias e incertezas. Os resultados diagnosticaram um distanciamento e inadequação entre as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e as DCN/Fisio. As angústias e as incertezas geradas por essa inadequação podem ser enfrentadas por uma política institucional de desenvolvimento e educação continuada com cursos de capacitação pedagógica para os docentes.

Biografía del autor/a

Marcus Aurélio Medeiros Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas.Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Alagoas

Francisco Passos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2020-03-31