ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO NASF-AB EM UM MUNICÍPIO LOCALIZADO NA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Breno Caldas Ribeiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Lucas Meireles Matos Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Biatriz Araújo Cardoso Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n14.a10

Palabras clave:

Saúde pública, Atenção primária à saúde, Fisioterapia

Resumen

Contextualização: a inserção do fisioterapeuta como parte fundamental na equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) reforça-o como profissional capacitado a atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, rompendo paradigmas que o limitavam à atuação apenas reabilitadora. Sendo assim, a inserção acadêmica por meio de estágios na Atenção Primária é fundamental para fortalecimento do vínculo ensino-serviço-comunidade e para formação de profissionais capacitados que analisam os problemas da sociedade e procuram soluções para eles. Objetivo: relatar a experiência acadêmica da participação fisioterapêutica em um Nasf-AB. Descrição de experiência: este é um relato de experiência de um estágio supervisionado obrigatório de Fisioterapia em Saúde Comunitária no Nasf-AB Águas Lindas, município de Ananindeua, no qual foram realizadas atividades cinco vezes na semana com os seguintes grupos: Grupo de Idosos Ativos e Autônomos; Grupo de Memória; Grupo de Crianças com Comportamentos Atípicos; Sala e Espera com Ações de Educação. Impactos: a experiência adquirida pelos acadêmicos possibilitou desenvolver atividades específicas da profissão e em interdisciplinaridade com apoio de outros cursos da área da saúde, contribuindo para fortalecimento de um perfil profissional não somente pautado na reabilitação, mas no fortalecimento do elo fisioterapeuta-comunidade por meio da prevenção e promoção em saúde. Conclusão: a vivência foi fundamental para formação profissional dos acadêmicos que desenvolveram uma melhor compreensão sobre a atuação da Fisioterapia na Atenção Básica e sua inserção em equipes multiprofissionais, visando ao processo de prevenção e promoção em saúde na comunidade.

Biografía del autor/a

Breno Caldas Ribeiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do curso de Fisioterapia

Lucas Meireles Matos, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do curso de Fisioterapia

Biatriz Araújo Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Docente curso de Fisioterapia

Publicado

2020-09-17