O TEATRO COM FINALIDADE LÚDICA NO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA EM AÇÕES DE COMBATE A DENGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Autores/as

  • Andreza Maria Luzia Baldo de Souza Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-6575-2209
  • Jaciane Aparecida Gomes Darabansk Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)
  • Michelle Amaral Granato Brasileiro Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)
  • Bárbara Juliana Crispim Correa Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)
  • Pedro Augusto Thiene Leme Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)
  • Brunna Verna de Castro Gondinho Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)
  • Luciane Miranda Guerra Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v6n12.a12

Palabras clave:

Educação em saúde, Teatro, Aedes Aegypti.

Resumen

O teatro pode ser visto como um jogo dramático e com foco educativo, pois consegue alcançar a criança em sua globalidade, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio da descontração. Trata-se de um relato de experiência de alunos do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva da FOP/UNICAMP, em orientar crianças através do teatro e atividades lúdicas em creches e escolas da rede pública de um município do interior de São Paulo. Objetivo: relatar os benefícios que as atividades lúdicas e o teatro proporcionaram a crianças de 6 meses a 11 anos, numa atividade de educação em saúde. Metodologia: relato de experiência articulado com revisão de literatura. De acordo com a experiência relatada, considera-se que o teatro e as atividades lúdicas foram interessantes ferramentas para a abordagem de educação em saúde.

Publicado

2020-06-15