PROJETO INTEGRADOR: ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Cinthia Kelly Campos de Oliveira Sabadini CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Cristian de Souza Freitas CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Ivanise Caroline Silva Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Jorge Costa Neto CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Mariza Aparecida Alves Araujo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Mary Lee dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Ruiter de Souza Faria CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Resumo

Introdução: O Curso de Fisioterapia tem como perfil a formação do profissional generalista, com visão humanista, crítica e reflexiva, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Dentre as competências e habilidades requeridas para sua formação, o discente deverá ser capaz de reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida, atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, além de contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas. Dessa forma, as atividades integradoras possibilitam aos discentes a vivência de situações que desenvolva o aprendizado da convivência coletiva e do respeito ao outro, do aprender continuamente, do fazer de forma criativa, autônoma e ética. Descrição: Trata-se do projeto integrador realizado pelos alunos do 7ª e 8º período do Curso de Fisioterapia, sob supervisão dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia na Saúde Coletiva, Fisioterapia Respiratória, Práticas Integradas em Fisioterapia IV e Suporte Funcional Adaptado. No primeiro momento, foi solicitado aos alunos que se dividissem em grupos, compostos por cinco integrantes cada, e escolhessem o tema a partir das datas comemorativas e divulgadas pelo Ministério da Saúde no calendário nacional do 1º semestre de 2019. Feito isso, foram elaborados mapas conceituais considerando a integração entre os métodos de intervenção fisioterapêutica, destacando o sistema cardiorrespiratório e de suporte funcional, e suas implicações no âmbito da saúde coletiva. Foram escolhidos temas relacionados a importância da higienização das mãos; atividade física; combate às drogas, alcoolismo, tabagismo, câncer de pulmão e doenças respiratórias, dentre outros. A partir da escolha do tema, os alunos discutiram sobre as diferentes propostas, elaboraram um cronograma de execução e estabeleceram articulação com o setor de marketing e comunicação institucional para construção do vídeo piloto, seguida pela edição final e apresentação para pacientes da clínica escola, colaboradores e alunos do Unileste durante a Semana do Projeto Integrador da Escola de Educação e Saúde. Após divulgação interna e avaliação pela banca examinadora, os vídeos educativos foram divulgados nas redes sociais e site institucional. Impactos: O projeto propiciou aos alunos à integração dos conhecimentos referentes aos métodos de intervenção fisioterapêutica, de forma lúdica e criativa, destacando a correlação do sistema cardiorrespiratório e de suporte funcional, no âmbito da saúde coletiva, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe, incentivo à pesquisa e extensão, alicerces fundamentais para a formação profissional. Ao reconhecer os alunos como sujeitos da aprendizagem, o professor possibilita relações pedagógicas mais cooperativas, participativa e solidária propiciando uma nova relação com o conhecimento. Considerações: O curso de Fisioterapia preza pela educação de qualidade, pautada na aprendizagem significativa e no crescimento do aluno de forma responsável e autônoma, utilizando ambientes de aprendizagem diversificados, de forma a possibilitar o envolvimento entre os pares, na busca da inter e transdisciplinaridade, dando sentido prático para o referencial teórico trabalhado, além de possibilitar a correlação dos conteúdos desenvolvidos, superando a fragmentação do conhecimento.