PROJETO DANÇA EM CADEIRA DE RODAS E MOBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: SÉRIE DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n16.a10Palabras clave:
Terapia através da dança, Limitação da mobilidade, Criança, Adolescente.Resumen
O objetivo foi observar a contribuição de um projeto de dança em cadeira de rodas na mobilidade de crianças e adolescentes com deficiência física. Série de casos de natureza qualitativa com 8 crianças com deficiência física entre 5 e 18 anos participantes do projeto Rodopios e Piruetas de uma clínica escola de fisioterapia. A avaliação foi realizada antes do início do projeto e com 4 meses; utilizou-se de domínios específicos das escalas Medida de Independência Funcional para crianças (WeeFIM) e Medida de Independência Funcional (MIF), aplicada em crianças acima de 7 anos, para avaliar a mobilidade. O projeto é realizado uma vez por semana com duração de duas horas, com enfoque lúdico por meio de movimentos criativos e dança. Realizou-se análise descritiva dos dados. Verificou-se que a maioria das crianças era do sexo feminino e com paralisia cerebral. A WeeFIM foi realizada em três crianças com idade inferior a 7 anos, e observou-se que um participante obteve evolução na mobilidade entre as avaliações, enquanto as demais mantiveram o score inicial. O mesmo resultado foi observado nas outras cinco crianças submetidas à avaliação da MIF. A melhora na habilidade de realizar transferência da cadeira para a cadeira de rodas foi o item responsável pela melhora da mobilidade. A dança em cadeira de rodas contribuiu para locomoção e transferência de crianças e adolescentes com deficiência física, facilitando, assim, mobilidade.Citas
: 821-830.
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Publicado
2021-10-26
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Artigos originais
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