RELAÇÃO ENTRE A PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA COM A ESCALA DE SONOLÊNCIA DE EPWORTH EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TRABALHADORES DIURNOS

Autores/as

  • João Carlos Moreno Azevedo Universidade Veiga de Almeida https://orcid.org/0000-0001-8879-5247
  • Joani Pereira Passos Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professora do Curso de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da UNIRIO.
  • Patricia Xavier Hommerding Frasson Doutorado, Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, RJ (UVA-RJ). Bolsista PNPD / CAPES – PPGENFIBIO (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a5

Palabras clave:

Saúde do trabalhador, Distúrbios do sono, Transtornos da sonolência excessiva, Pressão arterial.

Resumen

Introdução: a qualidade do sono em estudantes universitários gera alterações comportamentais e no aprendizado. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença prevalente, com alta morbimortalidade mundial. A Escala de Sonolência Epworth mede os níveis de sonolência diurna. Objetivo: analisar a correlação da pressão arterial com o escore de sonolência Epworth em estudantes universitários. Métodos: estudo observacional com estudantes universitários que trabalhavam em período diurno. Foram excluídos usuários de substâncias psicoativas ou psicotrópicas e os que apresentam asma, bronquite, rinite, insuficiência cardíaca e obesidade. Resultados: foram avaliados 92 estudantes (69,6% mulheres), com idade média de 22,7 ± 3,1 anos, IMC de 19,4 ± 3,8 kg/m2, em que a média do escore de sonolência foi de 10,3 ± 3,7. Não houve correlação significativa com a pressão arterial e escore de sonolência avaliado pela Escala de Sonolência Epworth. Conclusões: as variáveis analisadas não apresentaram correlação significativa nessa amostra.

Biografía del autor/a

João Carlos Moreno Azevedo, Universidade Veiga de Almeida

Mestrado, Professor do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, RJ (UVA-RJ);Doutorando na EEFD-UFRJ.

Publicado

2021-12-13