RELAÇÃO ENTRE A PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA COM A ESCALA DE SONOLÊNCIA DE EPWORTH EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TRABALHADORES DIURNOS

Autores

  • João Carlos Moreno Azevedo Universidade Veiga de Almeida https://orcid.org/0000-0001-8879-5247
  • Joani Pereira Passos Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professora do Curso de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da UNIRIO.
  • Patricia Xavier Hommerding Frasson Doutorado, Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, RJ (UVA-RJ). Bolsista PNPD / CAPES – PPGENFIBIO (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a5

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Distúrbios do sono, Transtornos da sonolência excessiva, Pressão arterial.

Resumo

Introdução: a qualidade do sono em estudantes universitários gera alterações comportamentais e no aprendizado. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença prevalente, com alta morbimortalidade mundial. A Escala de Sonolência Epworth mede os níveis de sonolência diurna. Objetivo: analisar a correlação da pressão arterial com o escore de sonolência Epworth em estudantes universitários. Métodos: estudo observacional com estudantes universitários que trabalhavam em período diurno. Foram excluídos usuários de substâncias psicoativas ou psicotrópicas e os que apresentam asma, bronquite, rinite, insuficiência cardíaca e obesidade. Resultados: foram avaliados 92 estudantes (69,6% mulheres), com idade média de 22,7 ± 3,1 anos, IMC de 19,4 ± 3,8 kg/m2, em que a média do escore de sonolência foi de 10,3 ± 3,7. Não houve correlação significativa com a pressão arterial e escore de sonolência avaliado pela Escala de Sonolência Epworth. Conclusões: as variáveis analisadas não apresentaram correlação significativa nessa amostra.

Biografia do Autor

João Carlos Moreno Azevedo, Universidade Veiga de Almeida

Mestrado, Professor do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, RJ (UVA-RJ);Doutorando na EEFD-UFRJ.

Downloads

Publicado

13-12-2021