BATERIA MULTIDISCIPLINAR DE TRIAGEM DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ESTUDOS PSICOMÉTRICOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a4Palabras clave:
Habilidade Motora, Estudos de Validação, Desenvolvimento Infantil.Resumen
Objetivo: apresentar a estimativa de precisão e as evidências de validade baseada nas relações com variáveis externas do Teste de Triagem do Desenvolvimento Infantil – Habilidades Motoras (TDI-HM). Esse instrumento compõe uma bateria multidisciplinar de triagem que avalia, além das Habilidades Motoras, a Linguagem e as Funções Executivas de crianças em fase de escolarização inicial. Métodos: a amostra do estudo foi composta por 382 alunos (6 a 8 anos), matriculados em escolas públicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. As variáveis do desenvolvimento motor foram rastreadas pelo instrumento elaborado (TDI-HM) e pelo teste Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Resultados: a análise de fidedignidade do TDI-HM indicou boa consistência interna do total de 16 itens do instrumento (Alfa = 0,76). A consistência interna (Alfa) das dimensões avaliadas em separado apresentou: motricidade ampla = 0,84 (6 itens), equilíbrio = 0,67 (4 itens), motricidade fina = 0,70 (6 itens). Comparando desempenho na escala por idade, os resultados indicaram que houve diferença significativa das médias por idade tanto no quociente motor geral – 6 anos, 110,50 (DP 7,86); 7 anos 100,21(DP 5,57) e 8 anos 89,85 (4,28) – quanto por dimensão. Conclusões: os resultados apresentaram evidências de que o TDI-HM tem potencial para verificar se o desempenho das HM está de acordo com os parâmetros esperados para a idade. Considera-se que, na sequência dos estudos, isso possa contribuir para o uso em pesquisas, em práticas clínicas e escolares relacionadas com o desenvolvimento motor em crianças no Brasil.Descargas
Publicado
2021-11-09
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Artigos originais
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