PERFIL DO FISIOTERAPEUTA E INSERÇÃO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Autores

  • Fernanda Moura Vargas Dias Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4268-4909
  • Raíssa Olegário Aguiar Pavesi UFES
  • Margareth Pandolfi Tutora do Curso de Especialização em Epidemiologia em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Saúde Coletiva - Universidade de Pernambuco (UPE); Mestrado em Odontopediatria - São Leopoldo Mandic (SP). Especialista em Educação em saúde - Hospital Sírio Libanês (SP)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a6

Palavras-chave:

Fisioterapia, Mercado de Trabalho, Atenção Básica à Saúde.

Resumo

Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Fisioterapia orientam que os fisioterapeutas formados sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Objetivo: avaliar a inserção profissional do egresso de Fisioterapia na Atenção Básica à Saúde (ABS). Método: a pesquisa foi do tipo observacional descritiva de corte transversal com dados da Comissão Própria de Avaliação do Curso de Fisioterapia (CPAC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), coletados a partir de um instrumento de pesquisa interna. O instrumento com as perguntas foi enviado por meio de um link ao e-mail dos 88 egressos. Foram coletados dados pessoais (nome, endereço, formas de contato); da graduação; e do mercado profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. Resultados: dos questionários enviados, 39 (40,9%) foram respondidos. Quanto a caracterização do perfil dos egressos formados na Ufes, conclui-se que a maior parte era do sexo feminino, solteira e com idade de 25 ± 1 ano. Os graduados consideravam que as disciplinas profissionalizantes foram capazes de prepará-los para o trabalho. Os empregos adquiridos pelos egressos eram mais frequentemente no setor privado em detrimento do setor Público. Grande parte dos egressos disse que não atuou nem atua profissionalmente na ABS. Conclusões: embora a formação dos fisioterapeutas da Ufes esteja norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), não foi possível observar a inserção dos egressos no mercado de trabalho no âmbito da ABS.

Biografia do Autor

Fernanda Moura Vargas Dias, Universidade Federal do Espírito Santo

Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciências Fisiológicas, Especialista em Epidemiologia em saúde - UFESProfessora Adjunta do Colegiado de Fisioterapia - UFES

Raíssa Olegário Aguiar Pavesi, UFES

Iniciação Científica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista do PET-Saúde/Interprofissionalidade na Unidade Básica de Saúde de Consolação - Vitória (ES).

Margareth Pandolfi, Tutora do Curso de Especialização em Epidemiologia em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Saúde Coletiva - Universidade de Pernambuco (UPE); Mestrado em Odontopediatria - São Leopoldo Mandic (SP). Especialista em Educação em saúde - Hospital Sírio Libanês (SP)

Tutora do Curso de Especialização em Epidemiologia em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Saúde Coletiva - Universidade de Pernambuco (UPE); Mestrado em Odontopediatria - São Leopoldo Mandic (SP). Especialista em Educação em saúde - Hospital Sírio Libanês (SP)

Downloads

Publicado

09-11-2021