A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE NO ACOLHIMENTO E CUIDADO AOS MORADORES DE RUA: UMA REVISÃO NA LITERATURA

Autores

  • Cristiane Alves Montenegro
  • Maria Luiza Ferreira De Barba rede unida
  • Lisiane Bôer Possa

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p47

Palavras-chave:

Morador de Rua, Educação Permanente em Saúde, Formação dos profissionais

Resumo

O cuidado e acolhimento aos moradores de rua sempre foi um nó critico nas políticas públicas, a formação de profissionais para atuar com essa população tornou-se um grande desafio. Trazer para realidade cotidiana dos profissionais, usuários e gestores, a formação dos trabalhadores e o acolhimento a essa população, tornou-se fundamental para a resolução dos problemas encontrados na assistência à saúde e para a qualificação do cuidado prestado e ofertados ao morador de rua.  A mudança na formação acadêmica de estudantes e professores do campo da saúde também tem se mostrado necessária. Realizou-se uma revisão narrativa, pretendendo realizar uma breve recuperação histórica e literária dos marcos das propostas de educação e políticas públicas na saúde para profissionais do Sistema Único de Saúde, em especial no que tange aos moradores de rua, e as experiências relatadas. Dessa forma, apontamos a necessidade de aproximar a formação dos profissionais de saúde das reais necessidades e culturas dessa população.  Isso acaba impactando em mudanças institucionais, profissionais e pessoais difíceis e complexas como conceitos, cultura e estigmas conflituosos do ser humano. O significado da formação, humanização e a qualificação do cuidado devem estar presentes nos processos educativos para os profissionais de saúde. Para construir práticas de trabalho considerando a perspectiva popular é necessário o diálogo entre os sujeitos, a escuta, o coletivo e acima de tudo que reconheçam, respeitem e valorizem as diversidades humana.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira De Barba, rede unida

Mestre em Saúde Coletiva. Enfermeira. Apoio institucional na Secretaria executiva da Rede Unida.

Referências

CECCIM, R. B. FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.

MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E. e ONOCKO, R. (Orgs.) Agir em Saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.

MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

MERHY, E. E.; FRANCO, T. B. Por uma composição técnica do trabalho centrada nas tecnologias leves e no campo relacional. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 27, n. 65, set./dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

ABRAHÃO, A.L., MERHY, E.E. Formação em saúde e micropolítica: sobre conceitos-ferramentas na prática de ensinar. Interface. 18(49): 313-24, 2014.

MERHY, E. E. Como fatiar um usuário: atomédico + atoenfermagem + atoX + atoY. Conselhos regionais de saúde MG: jornal unificado, 2003.

CARVALHO, L. C. A disputa de planos de cuidado na atenção domiciliar. 269 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

GALEANO, E. El libro de los abrazos: Siglo Veitiuno, 1991.

LINHARES, A. M. M. B. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade: um estudo sobre arte e educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

VASCONCELOS, E. M. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

Downloads

Publicado

20-06-2016