LIGA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NA ATENÇÃO À SAÚDE À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ilze Emilly Oliveira Brito
  • Maria Luiza Araújo Soares Frazão
  • Ana Cristina Costa Leite
  • Eucileia da Conceição Pereira
  • Wanessa Lima Mendes

Resumo

INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas, atualmente, consolidam-se como ferramenta essencial durante o processo de formação dos cursos de graduação em saúde. Através destas, é possível aproximar-se diretamente dos casos clínicos do tema de interesse e, juntamente com demais acadêmicos e/ou profissionais de saúde, realizar discussões pautadas em soluções para tais casos. A partir disso, torna-se fundamental para engrandecimento acadêmico e pessoal, visto utilizar estratégias metodológicas distintas, tais como seminários, discussões de casos clínicos, realização de eventos científicos, dentre outros a fim de aliar o conhecimento científico à prática clínica. O trabalho tem por objetivo descrever a experiência acerca das atividades desenvolvidas em uma liga acadêmica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência a partir de vivências exitosas desenvolvidas na Liga de Geriatria e Gerontologia do Piauí (LAGG). Em sua composição destacam-se acadêmicos, colaboradores e orientadores inseridos em programas de ensino de diferentes áreas de interesse, tal fato reforça o caráter multidisciplinar da liga. Ao decorrer de cada gestão, desenvolvem-se atividades de cunho científico pautadas na tríade de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as atividades realizadas, destaca-se o curso de educação continuada em saúde do idoso. Neste, são pré-estabelecidos temas que são discutidos mensalmente em reuniões abertas para membros da liga, profissionais e comunidade, como: urgências e emergências geriátricas, polifarmácia, vida sexual na terceira idade, quedas, saúde bucal do idoso e etc. A abordagem das aulas é baseada a partir das motivações dos responsáveis pelo tema, esta podendo estar ligada a uma explanação teórica através de apresentação em slides, discussões de casos clínicos e/ou rodas de conversa. Ressalta-se que ao final de cada aula do curso é posta uma mesa-redonda para interação entre os palestrantes e os ouvintes. Posteriormente a aula, são realizadas ações baseadas no respectivo tema discutido naquele mês em questão. As mesmas são realizadas em locais públicos de grande circulação com o intuito de apresentar e discutir o assunto com a população. Concomitante à estas atividades, mensalmente são realizados encontros restritos aos membros da liga para discussão de assuntos e casos clínicos pertinentes à área de saúde do idoso, coordenados por profissionais de diversas áreas. IMPACTOS: A inserção das ligas acadêmicas nas comunidades é importante e faz-se necessária, pois permite que haja um diálogo entre a Universidade e a Comunidade. Os encontros mensais dos alunos junto à comunidade, assim como a explanação de temas importantes para a população idosa permitiram que houvesse trocas de experiência e conhecimentos, promovendo assim mais informações de qualidade para esse público. CONSIDERAÇÕS FINAIS: A liga acadêmica mostrou-se como uma ferramenta eficaz no engrandecimento teórico-prático voltado a área de saúde do idoso. Sendo possível por meio do alcance de indivíduos inseridos em meio de ensino superior, profissionais e a comunidade em geral.