EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE EM GRUPO ONLINE COM EQUIPE DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA- VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Emile Assunção Pirajá
  • Carla Francielly Santos Chaves
  • Itamara Pereira Silva
  • Luara Moreira da Silva
  • Micaela Freire Fontoura
  • Tainara Gonzaga Gonçalves
  • Paloma Andrade Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: As ações de fisioterapia em educação em saúde visam contribuir com a qualidade de vida da população assistida pela Unidade de Saúde da Família, e/ou profissionais que integram a equipe, por meio de práticas educativas que objetivam à manutenção e promoção da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Docentes da disciplina compareceram a Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Hilário para dialogar e convidar a equipe para participar de atividades de educação em saúde e prática corporal, guiadas por discentes, e supervisionadas por docentes do curso de fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Posteriormente foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação e enviar os links das reuniões para a equipe composta por médicas, enfermeiras, agentes comunitários de saúde e prestadores de serviços gerais. As atividades foram desenvolvidas semanalmente, das 16h às 17h por meio da plataforma virtual do Google Meet e esta experiência em específico, constou de uma dinâmica de sondagem, que permitiu as participantes relatarem experiências pessoais nesse período de pandemia, roda de conversa a respeito do impacto do isolamento social na saúde mental com troca de vivências entre discentes e participantes, finalizando com a prática corporal por meio de automassagem para relaxamento. Essas atividades contaram com a adesão dos profissionais, que participaram de forma ativa e colaborativa, no entanto, nem todos estavam presentes. IMPACTOS: O desenvolvimento de atividades em educação em saúde com os profissionais mostrou-se de grande importância e relevância diante do atual contexto que estamos vivenciando, já que estes estão atuando diretamente nos cuidados com a comunidade, e expostos aos riscos referentes a pandemia do Corona vírus. Essas vivências possibilitam desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, maior autonomia e mudanças nos hábitos de vida que impactam na vida individual e coletiva. CONSIDERAÇÕS FINAIS: Mesmo diante das dificuldades características do ensino remoto foi possível perceber uma boa adesão dos profissionais da USF, com interação durante todo o momento da atividade desenvolvida, o que reforça a importância de ser enfatizada a educação em saúde com profissionais da saúde para que possam cuidar de si, e por conseguinte, estarem aptos para cuidar da comunidade.