EXPERIÊNCIA DE TELECONSULTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Luara Moreira da Silva
  • Carla Francielly Santos Chaves
  • Emile Assunção Pirajá
  • Itamara Pereira Silva
  • Tainara Gonzaga Gonçalves
  • Paloma Andrade Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A teleconsulta é caracterizada como uma oportunidade de realizar uma consulta, por meio das tecnologias de comunicação online, autorizada pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), por meio da resolução nº 516, publicada no Diário Oficial da União em 23 de março de 2020. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A teleconsulta no estágio supervisionado em fisioterapia I, na subárea de neurologia, foi realizada com pacientes previamente atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estes pacientes foram selecionados por meio de triagem, a partir do registro no sistema de prontuário eletrônico SGDOCTOR. Durante a primeira semana de estágio foi realizada a triagem, onde os discentes entravam em contato com os pacientes por meio de telefonema, informando-os a respeito das atividades que seriam desenvolvidas. Foi explicado como funcionaria os atendimentos, os meios tecnológicos necessários para isso (acesso à internet, acesso ao Google Meet e/ou WhatsApp e celular com câmera) e após confirmação do paciente era agendado o dia e horário dos atendimentos. Na primeira teleconsulta o paciente foi avaliado com base em uma ficha adaptada disponível no prontuário. A partir disso, o plano de tratamento de cada paciente foi desenvolvido visando objetivos a curto prazo e as condições e recursos disponíveis na residência. As condutas eram orientadas virtualmente pelo discente e executadas pelo paciente ou cuidador, sob a supervisão de um docente. Durante as duas semanas na subárea, cada aluno deveria atender pelo menos 4 pacientes, divididos em dias alternados na semana, sendo 2 pacientes atendidos segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira e os outros 2 na terça-feira e quinta-feira, nos horários de 8h às 9h o primeiro paciente, e de 9h30 às 10h30 o segundo paciente do dia. Após cada atendimento eram feitas as evoluções pelos discentes no sistema SGDOCTOR e ao final do turno era feita uma reunião com o docente responsável do dia para discussões dos casos. IMPACTOS: Podemos observar a importância da fisioterapia na vida dos pacientes, mesmo à distância. Devido à pandemia, os atendimentos presenciais foram cancelados e isso implicou na regressão dos casos dos pacientes da Clínica Escola. No entanto, com a volta das consultas online e apesar do curto tempo de atendimento, foi observado melhora no quadro clínico, já que muitos deles estavam há meses sem acompanhamento da fisioterapia. No entanto, é importante destacar algumas limitações encontradas nesse processo como, dificuldades de compreensão ou dificuldades da maneira de como realizar as condutas corretamente pelo paciente ou cuidador, dificuldade com manuseio dos dispositivos digitais e limitação de conexão de internet. CONSIDERAÇÕS FINAIS: As teleconsultas no estágio em fisioterapia trouxe, no contexto da pandemia, uma nova alternativa de aprendizado aos discentes, além de proporcionar atendimento fisioterapêutico e melhora na qualidade de vida dos pacientes neurológicos.

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Seção

Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente