DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Dernival Bertoncello Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM -Ubereba, MG) Instituto de Ciências da Saúde (ICS) Departamento de Fisioterapia Aplicada
  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Departamento de Fisioterapia e Reabilitação

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p71

Palavras-chave:

Diretrizes, Currículo, Fisioterapia

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais constituem-se em importante marco para a educação superior do Brasil na medida em que buscam o alinhamento da formação profissional de qualidade e avança para a formação generalista baseada em habilidades e competências. Elas foram pensadas na lógica de romper com o foco na doença e avançar para a concepção ampliada de saúde. Passados exatos 14 anos da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação superior, coloca-se em relevo a necessidade do debate sobre o que se alcançou a partir de seus pressupostos. Verifica-se que pouco ainda é debatido e estudado, especialmente na literatura com mais acessos por parte da comunidade acadêmica, sobre o assunto. Alguns questionamentos emergem dessa temática e direcionam para reflexões que venham ao encontro de aprimorar as diretrizes para a formação de qualidade. Enquanto uns conceitos requerem clarificação, outros necessitam mais especificações a fim de direcionar as instituições para que o ensino tenha a qualidade necessária a fim de atender ao sistema de saúde vigente no país. Embora haja premissas a serem seguidas, destacamos que as diretrizes cumpriram com seu papel e vieram também para consolidar a ideia de que o modelo rígido de currículo mínimo não era o mais apropriado. É importante permanecer incessantemente na atitude reflexiva, com postura proativa, para que, se realmente houver mudanças, haja possibilidades de contribuições positivas às novas diretrizes curriculares nacionais para a Fisioterapia.

Biografia do Autor

Dernival Bertoncello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM -Ubereba, MG) Instituto de Ciências da Saúde (ICS) Departamento de Fisioterapia Aplicada

Fisioterapeuta (UFSCar, 1998) Mestre em Fisiologia (UFSCar, 2001) Doutor em Ciências Fisiológicas (UFSCar/UNESP, 2005) Professor Associado do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFTM) Professor do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (UFTM/UFU)

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Departamento de Fisioterapia e Reabilitação

Docente do Departamento de Reabilitação, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS.

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Publicado

20-06-2016