A SAÚDE COLETIVA NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DOS FISIOTERAPEUTAS DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Renato da Costa Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • Viviane da Costa Reis Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n5.p21

Palavras-chave:

Saúde coletiva. Fisioterapia. Educação superior

Resumo

Objetivo: Este estudo se propôs a investigar a aproximação das práticas educacionais dos fisioterapeutas docentes do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará com a saúde coletiva. Método: Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado em duas etapas. A etapa 1 foi realizada através de um questionário para se buscar a afinidade deste docente com a saúde coletiva. A etapa 2 constou de entrevistas e buscou aprofundar o conhecimento dos docentes sobre o tema. Os resultados quantitativos expressaram o perfil dos docentes. Os dados qualitativos foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Responderam ao questionário 27 docentes e foram entrevistados seis docentes escolhidos aleatoriamente. Dentre os que responderam ao questionário, 16 eram do sexo feminino, tem mestrado, a idade media é de 41,77 anos, tem em média 14,77 anos de docência, desenvolvem ou desenvolveram pesquisa (96%) e extensão (81,5%), trabalham em ambulatórios e hospitais públicos e atuam na área de traumato-ortopedia, cardiorrespiratória e neurofuncional. Quanto às entrevistas, os participantes demonstraram conhecer os conceitos de saúde, entendem a importância da relação da fisioterapia com a saúde coletiva e suas limitações, porém não associam a saúde coletiva com as disciplinas que ministram, evidenciando afastamento das suas práticas educacionais com a saúde coletiva. Conclusão: As práticas educacionais dos docentes investigados não são associadas a saúde coletiva, enfraquecendo o modelo de formação, portanto é preocupante para a formação dos futuros profissionais o afastamento evidenciado nas falas dos docentes.

Biografia do Autor

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta, Doutor em Educação, docente universitário, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Professor do Curso de Fisioterapia e do Mestrado profissional Ensino em Saude na Amazonia da Universidade do Estao do Pará

Viviane da Costa Reis, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade do Estado do Pará, especialista em Saude do Idoso

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Publicado

02-07-2017