O GENOGRAMA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FAMILIAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Pablo da Mata Ferreira Centro Universitário do Rio Grande do Norte
  • Disllane Hildebrando Coutinho
  • Angelo Augusto Paula Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n6.p20

Palabras clave:

Genograma, Genetograma, Avaliação familiar, Estrutura familiar, Saúde da família

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar um referencial teórico que auxilie a avaliação familiar por meio da construção de genogramas. Trata-se de uma revisão integrativa com pesquisa em livros e manuais sobre o tema proposto e bases de dados da Lilacs, Pubmed e Scielo, sendo consultados artigos originais sobre o tema publicado nos anos de 2002 a 2015. Os artigos foram avaliados e analisados obedecendo aos seguintes critérios de inclusão: artigos e estudos escritos e publicados no ano 2002 até o ano de 2015; escritos em português, inglês ou espanhol; podendo ser estudos transversais, relatos de caso, artigos de revisão literária e ainda livros e manuais baseados no tema proposto. Foram excluídos os artigos com repetições e os textos que não tratavam da temática definida e impossibilidade de acesso aos mesmos na íntegra. A pesquisa resultou em um total de 75 publicações, destas, um livro, dois manuais e 72 artigos.  Quanto aos artigos, após leitura de resumos, foram selecionados 52 para leitura na íntegra. Ao final, 38 artigos foram excluídos considerando os critérios estipulados, resultando 14 estudos adequados à metodologia adotada. Pode-se concluir por meio do estudo a relevância da utilização do Genograma como instrumento de avaliação familiar e espera-se que sirva como estímulo na sua divulgação e contribuição terapêutica, de maneira a proporcionar uma assistência sistemática, ampliando as expectativas sobre a família e ainda minimizando os questionamentos existentes para sua execução, suprindo assim as dificuldades sobre o método avaliativo.

Biografía del autor/a

Pablo da Mata Ferreira, Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2015), com experiência na área de Fisioterapia

Disllane Hildebrando Coutinho

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2015) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Manoel Luiz de Maria (2003) . Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Citas

Sousa FGM, Figueiredo MCAB, Erdmann AL. Instrumentos para avaliação e intervenção na família: um estudo descritivo. Rev Pesq Saúde. 2010; 11(1): 60-63.

Cecagno S, Souza MD, Jardim VMR. Compreendendo o contexto familiar no processo saúde-doença. Acta Scientiarum. Healh Sciences. Maringá, v. 26, n. 1, p.107-112, 2004.

Zuse AS, Rossato VMD, Backes VMS. Genetograma: um instrumento de trabalho na compreensão sistêmica de vida. Rev Latino-am Enfermagem. 2002; 10(3): 308-20

Wendt, NC, Crepaldi MA. A Utilização do Genograma como Instrumento de Coleta de Dados na Pesquisa Qualitativa. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2007; 21(2): 302-310.

Rodrigues N, Chaves ACP, Fonseca RN. Contribuição do genograma no contexto da atenção farmacêutica. 2011.

Liége OA, Luan PF, Ivana L, Caroline CE, Joeme DS, Débora SO. Reflexão conceitual e empírica da importância dos instrumentos de entrevista inicial: anamnese e genograma. Anais da VI mostra científica do cesuca, v.1, n. 7, 2013.

Leonidas C, Santos MA. Relações familiares nos transtornos alimentares: o Genograma como instrumento de investigação. Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20(5):1435-1447

Machado HB; Soprano ATB; Machado et al. Identificação de riscos na família a partir do genograma. Fam. Saúde Desenv. Curitiba, v.7, n.2, p.149-157, 2005

Liara LK, Blanca SGW. O Genograma como recurso no espaço conversacional terapêutico. Avaliação Psicológica. 2008; 7(3): 415-426

Muniz JR, Eisenstei E. Genograma: informações sobre família na (in)formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009; 33(1): 72 – 79

Castoldi, L, Lopes RCS, Prati LE. O Genograma como Instrumento de Pesquisa do Impacto de Eventos Estressores na Transição Família-Escola. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2006; 19(2): 292-300

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão Integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4): 758-64

Ditterich RG, Gabardo MCL, Moysés SJ. As Ferramentas de Trabalho com Famílias Utilizadas pelas Equipes de Saúde da Família de Curitiba, PR. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.3, p.515-524, 2009

Representação gráfica de famílias com recurso ao Genopro®: (re)descobrir o genograma familiar no contexto da investigação qualitativa. Tecnologias da Informação em Educação, vol. 5(2), Outubro 2013

Monica McGoldrick; Randy Gerson; Sueli Petry. Genogramas: Avaliação e Intervenção Familiar. 3ª ed. Brasil: São Paulo; 2011

Núcleo de educação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Minas Gerais. A família como foco da Atenção Primária à Saúde. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2011.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica, n° 39. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Publicado

2017-08-31