REUNIÃO CLÍNICA INTERDISCIPLINAR - UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA EM PROBLEMAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Susi Mary de Souza Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Étria Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Zodja Graciani Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcelo Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gisela Rosa Franco Salerno Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denise Loureiro Vianna Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n5.p47

Palavras-chave:

Aprendizado baseado em Problemas. Educação Superior. Fisioterapia.

Resumo

Atualmente busca-se um modelo de ensino superior inovador, capaz de capacitar os profissionais para responder demandas de saúde da sociedade.  O Curso de Fisioterapia de uma universidade privada de São Paulo propõe nas diretrizes curriculares, consignada ao Projeto Pedagógico Institucional e às Diretrizes Nacionais para Cursos de Graduação em Fisioterapia, um currículo no qual as disciplinas são oferecidas obedecendo uma estrutura longitudinal de complexidade crescente e, metodologias ativas de ensino desenvolvidas em diferentes estratégias de ensino como: estudo de caso, solução de problemas e painel inseridos em todas as disciplinas do curso e concretizados no encontro de apresentação designado Reunião Clínica Interdisciplinar (RCI). A RCI tem se constituído como uma ferramenta de motivação, instrumentalização e capacitação dos professores, e proporcionado aos alunos o desenvolvimento de habilidades de argumentação, coerência e síntese, correlação teórico prática, postura profissional crítica e reflexiva observadas principalmente, nos alunos das últimas etapas.

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Publicado

05-03-2017