AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA NA CLÍNICA DA FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

Autores/as

  • Liliane de Faria Marcon Universidade de São Paulo Faculdade Anhanguera de Taubaté Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
  • Bruna Stefanie Lopes da Silva Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Anhanguera de Taubaté Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na empresa Espaço Vivência
  • Juliana de Oliveira Ribeiro Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Anhanguera de Taubaté. Fisioterapeuta na empresa Masterclin.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n8.p7

Palabras clave:

Satisfação do paciente, Reabilitação, Exercícios Respiratórios

Resumen

Introdução: A Reabilitação cardiopulmonar e metabólica é um programa multiprofissional que visa ao desenvolvimento e à manutenção do condicionamento físico, social e psicológico, incluindo treinamento físico, educação, fisioterapia funcional e respiratória e apoio psicossocial. É uma forma de melhorar a terapia padrão, controlando e aliviando sintomas e aperfeiçoando sua capacidade funcional. A avaliação dos resultados obtidos com os serviços prestados é muito importante para estabelecer novas metas e melhorias, ainda mais em serviços de clínica escola. Objetivo: Analisou-se o índice de satisfação e qualidade de vida dos pacientes tratados no setor de fisioterapia cardiorrespiratória da Clínica Escola de Taubaté. Métodos: Foram aplicados dois questionários aos voluntários: um semiestruturado, que avaliou a satisfação dos pacientes, e o SF-36, que avaliou qualidade de vida. Resultados: Dos participantes, 52% eram do sexo masculino, e os diagnósticos clínicos mais presentes foram hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva crônica. A satisfação com o serviço prestado foi avaliado como “Muito Bom” e “Bom” em 100% dos casos. Das médias de qualidade de vida, os aspectos sociais e de condição geral de saúde foram os mais bem avaliados, no entanto, limitações por aspectos emocionais e vitalidade foram os que menos pontuaram. Conclusão: O trabalho demonstrou que o serviço oferecido foi avaliado como com alta qualidade pelos usuários; ademais, verificou-se que o impacto social foi o de maior influência.

Biografía del autor/a

Liliane de Faria Marcon, Universidade de São Paulo Faculdade Anhanguera de Taubaté Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007). Mestranda em Gerontologia pela escola de Artes, Ciências e Humanidades da universidade de São Paulo. Atualmente Professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera Educacional de Taubaté e São José dos Campos. Tem experiência na área hospitalar, ambulatorial e de docência. Trabalha na linha de pesquisa de Envelhecimento, Função cardiopulmonar, Fisioterapia.

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Publicado

2018-01-17