AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA NA CLÍNICA DA FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n8.p7Palabras clave:
Satisfação do paciente, Reabilitação, Exercícios RespiratóriosResumen
Introdução: A Reabilitação cardiopulmonar e metabólica é um programa multiprofissional que visa ao desenvolvimento e à manutenção do condicionamento físico, social e psicológico, incluindo treinamento físico, educação, fisioterapia funcional e respiratória e apoio psicossocial. É uma forma de melhorar a terapia padrão, controlando e aliviando sintomas e aperfeiçoando sua capacidade funcional. A avaliação dos resultados obtidos com os serviços prestados é muito importante para estabelecer novas metas e melhorias, ainda mais em serviços de clínica escola. Objetivo: Analisou-se o índice de satisfação e qualidade de vida dos pacientes tratados no setor de fisioterapia cardiorrespiratória da Clínica Escola de Taubaté. Métodos: Foram aplicados dois questionários aos voluntários: um semiestruturado, que avaliou a satisfação dos pacientes, e o SF-36, que avaliou qualidade de vida. Resultados: Dos participantes, 52% eram do sexo masculino, e os diagnósticos clínicos mais presentes foram hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva crônica. A satisfação com o serviço prestado foi avaliado como “Muito Bom” e “Bom” em 100% dos casos. Das médias de qualidade de vida, os aspectos sociais e de condição geral de saúde foram os mais bem avaliados, no entanto, limitações por aspectos emocionais e vitalidade foram os que menos pontuaram. Conclusão: O trabalho demonstrou que o serviço oferecido foi avaliado como com alta qualidade pelos usuários; ademais, verificou-se que o impacto social foi o de maior influência.Citas
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