O ENSINO SOBRE DOR NOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DO BRASIL: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS CURRÍCULOS

Autores

  • Jéssica de Souza Venturine IFRJ - CAMPUS REALENGO
  • Felipe José Jandre dos Reis IFRJ - CAMPUS REALENGO

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor é caracterizada como uma experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões reais ou potenciais". Seus aspectos devem ser ensinados para todos os profissionais de saúde que lidam com a mesma. Avanços educacionais recentes têm sido feitos para combater os déficits nos conhecimentos sobre dor para ajudar a garantir que os profissionais de saúde sejam melhor capacitados na avaliação e no manejo da dor". OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi analisar o currículo sobre dor nos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil, identificando o número dos cursos de graduação com essa disciplina específica e comparar os conteúdos abordados com as recomendações da International Association for the Study of Pain (IASP). METODOLOGIA: Este estudo fez uma pesquisa dos currículos via websites institucionais, de domínio público, registradas no cadastro do Ministério da Educação (e-mec). Após a identificação dos cursos de graduação em Fisioterapia, os currículos e/ou projeto pedagógico foram acessados por meio dos websites das e identificado as disciplinas específicas a partir do vocábulo dor" no currículo do curso". RESULTADO: Foi possível identificar 486 IES com cursos de Fisioterapia no Brasil, assim distribuídos: 203 (42%) na região sudeste, 125 (26%) na região nordeste, 80 (16%) na região sul, 45 (9%) na região centro-oeste e 33 (7%) na região norte do país. Desses, 343 (70,5%) disponibilizavam as informações curriculares. Entre as IES com currículos disponíveis, 24 (7%) apresentavam alguma disciplina específica sobre dor e a carga horária média foi de 46 horas. Após solicitação do Projeto Pedagógico (PPC) e/ou Ementa, foram analisadas um total de 22 disciplinas. Os temas referentes a Ciências da dor" e "Avaliação da dor" estão contidos em 22 (100%) das disciplinas, seguidos por "Exercícios para o controle da dor" em 21 (95%), "Terapia manual para controle de dor", "Eletroterapia para controle de dor", "Termoterapia para controle de dor" e "Manejo interdisciplinar da dor" em 20 (90%). Os temas "Estratégias de educação e auto-manejo de dor", "Manejo psicológico" e "Manejo clínico", estavam contidos em 2 (9%) das disciplinas". CONCLUSÃO: Foi identificada uma distribuição desigual dos cursos de Fisioterapia no Brasil, e que ainda há carência de disciplinas específicas destinadas ao ensino em dor no país como recomenda a IASP.