A EXTENSÌO UNIVERSITÁRIA E A COLABORAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA REDE DE CUIDADOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente relato tem por objetivo apresentar as ações do projeto de extensão da Universidade do Vale do Itajaí (SC) intitulado Grupo de apoio aos profissionais que compõem a rede de cuidado a pessoa com deficiência-ARAD, “visando o fortalecimento da rede de cuidados da pessoa com deficiência auditiva, física e intelectual, com abrangência regional e municipal, a partir da capacitação e qualificação de recursos humanos”. OBJETIVO: visando o fortalecimento da rede de cuidados da pessoa com deficiência auditiva, física e intelectual, com abrangência regional e municipal, a partir da capacitação e qualificação de recursos humanos. METODOLOGIA: Participam do projeto professores e acadêmicos dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia na elaboração e desenvolvimento de capacitações e oficinas voltadas para profissionais, do serviço público e gestores municipais da área da saúde e da educação dos dez municípios que compõem a Associação da Foz do Rio Itajaí - AMFRI e Balneário Camboriú. Além das oficinas, são produzidos materiais informativos, em meio físico e virtual, realizados eventos e fóruns de discussão, assim como participação em grupos de gestão e consultorias. Dentre as metodologias utilizadas destacam-se rodas de conversa, problematização, vídeo educação, exposição dialogada, oficinas práticas e consultoria eletrônica. RESULTADO: Foram desenvolvidas capacitações com profissionais da saúde e educação no ano de 2016. Na área da saúde somaram-se um no total de oito capacitações realizadas no município de Balneário Camboriú/SC, contando com a presença de 120 pessoas, sendo 52 destes agentes comunitários de Saúde, 27 técnicos de enfermagem, 24 enfermeiros, 10 médicos, 5 auxiliares administrativos e atingindo indiretamente a população frequentadora das UBS nas quais ocorreram as formações capacitações . Os principais assuntos abordados se remetem a historicidade, conceito, diferenciação e características dos principais tipos de deficiência; protocolos de avaliação; mecanismos de referência e contra referência; acompanhamento e fluxo dos serviços de saúde auditiva e Centro de Especialidades de Reabilitação (CER-II); formas de abordagem familiar; o papel da atenção básica e da escola na identificação e cuidado da pessoa com deficiência; orientações aos cuidadores familiares, dentre outros. No setor que se refere às ações desenvolvidas com a área da educação foram realizadas duas oficinas sobre deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo com a participação de aproximadamente 100 professores da atenção especial de Itajaí/SC. CONCLUSÃO: O projeto contribuiu para o fortalecimento da rede e na formação de multiplicadores nos municípios de abrangência atendidos pelo Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA) e pelo CER II/UNIVALI. Acredita-se que a educação permanente é o caminho para a consolidação da rede de cuidados à pessoa com deficiência, assim como no papel social da universidade no fomento e desenvolvimento de projetos de extensão.Edição
Seção
Trabalhos de Pesquisa - Eixo I Atenção Integral à Saúde
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