JÚRI FISIOTERÁPICO: UMA NOVA ABORDAGEM DE ENSINO NA FISIOTERAPIA
Resumo
Introdução: Com a inovação tecnológica, social, econômica, cultural e política em nosso país, a educação não poderia ficar inerte perante a essas mudanças, devido a necessidade de melhoria, pesquisadores abarcaram ao estudo de métodos para que o ensino se mantenha atrelado a essa constante mudança. Fazendo uma comparativa, Bauman (2009) contrasta o estágio atual da humanidade denominado de líquido, com o anterior, denominado de sólido. Para ele, o estágio sólido corresponde a um período em que a durabilidade era a lógica, e os conhecimentos adquiridos pelo sujeito davam suporte à resolução de problemas pelo resto da vida, haja vista os contextos previsíveis e duráveis em que vivia. Já o estágio líquido é a condição sócio histórica da contemporaneidade, e é caracterizado pela fluidez e incerteza, em que a imprevisibilidade é a palavra de ordem. Nesse contexto de impermanência, situa-se a educação contemporânea, com seus processos, com os sujeitos constituintes, com as relações docente-estudante-conhecimento e com as práticas docentes. Objetivo: Estimular os alunos da fisioterapia a desenvolver práticas diferenciadas, proporcionando aos mesmos, atividades que desenvolvam sua correlação multidisciplinar e o uso de novas metodologias ativas, estimulando o ato de utilizar práticas do seu dia a dia desde o início da sua ingressão na universidade, até a sua atuação clínica. Metodologia: Esse trabalho foi realizado através da atuação dos alunos através em um júri. A ação consistia na divisão da turma em três grupos: dois grupos representariam advogados, defendendo seu instrumento e acusando o instrumento do grupo subsequente, já o terceiro grupo representariam juízes, decidindo qual dos grupos argumentaram melhor. Cada aula, havia um recurso fisioterapêutico em debate, como exemplo, o frio versus o calor para melhora da inflamação aguda e crônica, todavia, uma aula antes do júri acontecer solicitava-se que os grupos se baseassem em pesquisas de bibliografia científica, retiradas de plataformas como PeDro, PubMed e Google Acadêmico. O júri foi realizado no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia da Universidade Tiradentes, de Aracaju, Sergipe, na aula da disciplina Eletrotermofototerapia, e ao final do período aplicou-se questionário para analisar a eficácia da metodologia. Resultados: Como resultados dos questionários, observou-se que 100% dos alunos avaliados já tiveram contato com metodologias ativas anteriormente, 60% prefere aulas expositivas e 40% metodologias ativas, 100% preferiu o Júri do que aulas expositivas ou metodologias ativas e em uma escala de 0 a 10, a média dada para aplicação do Júri foi 9 e das demais metodologias ativas (host, socrative) foi 8. Em resposta ao questionário, alunos afirmaram que nas outras metodologias não havia tanto debate, o que facilita o aprendizado, além de esclarecer possíveis dúvidas descontraindo, trocando conhecimentos"." Conclusão: Após análise dos resultados, vê-se necessidade de demonstrar como novas metodologias surtem efeitos no ensino-aprendizado, auxiliando, destarte, professores, já que há novas possibilidades de atuação no ato de ensinar, saindo duma mera transferência de conhecimento, para uma ferramenta de inserção do aluno como principal responsável pela sua aprendizagem, vivenciando práticas lúdicas, proporcionando novas abordagens de aprendizado.Edição
Seção
Trabalhos de Pesquisa - Eixo II Formação e Educação Permanente
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