RELATO DA PEÇA DE TEATRO CARDIO A BATIDA PERFEITA DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ"

Autores

  • Caroline de Godoi da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Luíza Toledo Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Andrea Obrecht UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Viviane Jarek UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Ariani Cavazzanni Szkudlarek UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. Entende-se que grande parte dos fatores de risco associados a esses problemas podem ser evitados conforme o estilo de vida adotado. A adolescência, nesse contexto, é uma fase importante do desenvolvimento, pois é nela que, assim como na infância, conhecimentos são adquiridos e influências socioambientais se configuram em crenças e comportamentos futuros, podendo repercutir na saúde física e mental. Descrição: O objetivo do projeto é prevenir o aparecimento e/ou o agravamento do risco cardiovascular em adolescentes do ensino médio. Com isso, foi desenvolvida uma peça de teatro para adolescentes de escolas públicas da cidade de Curitiba-PR. Na peça eram abordados temas de promoção e prevenção em saúde, relacionados principalmente com as doenças cardiovasculares, onde houve a participação e a interação do público com a peça, tornando algo agradável e bem humorado de se prestigiar. Antes e após o espetáculo foram entregues um questionário aos alunos, de modo a testar o conhecimento adquirido durante a peça. Impactos: Como os resultados ainda estão sendo analisados, espera-se que os adolescentes do ensino médio ao responderem o questionário na segunda vez, possuam mais conhecimento a partir das informações que a peça de teatro apresenta para responderem um maior número correto de questões no questionário e também fiquem mais conscientes sobre os riscos que podem levar a ter doenças cardiovasculares. Considerações: O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e por isso não possui resultados concretos e claros até a presente data, mas estima-se que as pesquisas que estão sendo realizadas resultem em avanços em técnicas de ensino para adolescentes, principalmente com temas voltados à saúde.