A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PUC MINAS COMO INSTRUMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DO FISIOTERAPEUTA
Resumo
Introdução: A evolução do Ensino Superior nas últimas décadas caracteriza se por uma grande transformação na postura das Universidades, antes autoritárias e distanciadas da realidade social, agora demonstram uma postura preocupada com a formação de cidadãos atentos aos desafios que permeiam a sociedade (globalização, desigualdade social, sustentabilidade, inclusão social...). A Extensão Universitária é o lócus de expressão dessa interação dialógica e transformadora entre a Universidade e demais setores da Sociedade, desenvolvendo ações em defesa da justiça, do respeito às diferenças, da autonomia e da liberdade entre os homens; sendo assim, deve ser considerada como uma atividade formadora de profissionais cidadãos.Porém, a organização curricular do ensino superior faz com que as disciplinas curriculares comportem-se como ilhas", distantes da realidade e de sua complexidade, mas que pode dispor da extensão como a liga que estimule a articulação teórica-prática e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão." Descrição: Desde 2014, a Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas vem promovendo a integração das atividades de extensão ao currículo dos Cursos de Graduação da Universidade. Em 2017, dos 112 Cursos ofertados pela PUC Minas, 105 cursos agregaram à sua matriz disciplinas com práticas curriculares de extensão (PCE). Essas práticas foram definidas como atividades acadêmicas desenvolvidas em estrita vinculação com os componentes curriculares do curso tendo como pressuposto a interação aluno, professor e sociedade, visando estabelecer relações entre a realidade e a produção do conhecimento, tendo em vista proporcionar aos participantes formação integral, comprometida com a mudança social", conforme Resolução do Conselho Universitário, nº 02/2015. O Curso de Fisioterapia também participou do processo de curricularização da extensão universitária da PUC Minas e até o momento, possui três disciplinas na sua grade com PCE, em cada um dos cursos ofertados, nos Campus Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas e todos os alunos matriculados na disciplina participam de atividades de Extensão. A escolha por essas disciplinas foi definida em discussão colegiada, uma vez que elas oportunizam atividades que atendem aos critérios das práticas curriculares de extensão adotados pela Instituição, respeitando a realidade local de cada Campus. " Impactos: Mesmo com implantação recente, a avaliação das PCE, foi positiva e exitosa, com os discentes atribuindo média 4,8 para a contribuição da mesma (valores entre 1 a 5). As PCE foram incluídas nas ementas, nos planos de ensino, e os registros dos planos de trabalhos e a avaliação dos discentes e docentes são importantes indicativos da aproximação do ensino e extensão, e da experimentação da Extensão por grande parte da comunidade acadêmica. O registro no sistema, da avaliação da comunidade externa ainda está sendo estabelecido. Considerações: A opção do Curso de Fisioterapia da PUC Minas pela organização de um Projeto Pedagógico que contemple e conjugue as três áreas acadêmicas considerando as diretrizes curriculares nacionais e a formação por competências promove a ideia de que o diálogo, a reflexão, a interação com o outro e com o meio são relevantes instrumentos para a construção da igualdade, inclusão social e exercício da função social do Fisioterapeuta.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.