AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA: A CAMINHO DO CICLO I DO ENADE
Resumo
Introdução: O Núcleo de Apoio Pedagógico e de Experiências Docente- NAPED do Curso de Fisioterapia do UNIPÊ, em busca de uma melhor qualidade no processo de ensinagem, utilizou estratégia de avaliação diagnóstica com o intuito de verificar o referido processo e promover estratégias de implementação de ações de nivelamento para os discentes que participarão do ciclo I do ENADE / 2019. Descrição: A avaliação diagnóstica foi realizada para os discentes do quinto e sextos períodos diurnos e noturnos. O instrumento avaliativo foi produzido pelos docentes que compõem o NAPED do curso, a partir da verificação das unidades curriculares que os discentes já haviam vivenciado, ou seja, os alunos do 5º período fizeram questões do 1º ao 4º período e os dos 6º período, fizeram do 1º ao 5º período. O mesmo constou de 40 questões, sendo 38 fechadas e 02 abertas, todas seguindo o padrão ENADE. Para 2019, serão 138 alunos enadáveis. Desses, 57% (n=79) são do 5º período e 43% (n=59) do 6º período. Compareceram 82.6 % (n=114) para a realização do simulado diagnóstico. Dos 100% (n=114), 47,4% (n=54) do 6º período e 52, 6% (n=60) do 5º período. Em relação ao número de acertos, 43,3% dos alunos do 5º período e 22,2% do 6º período acertaram mais de 50% da avaliação. Também foi analisado o número de acertos por componentes. Os componentes que tiveram o menor número de acertos foram: bioquímica, fisiologia, cinesiologia e biomecânica, fisioterapia ortopédica e traumatológica e fisioterapia neurofuncional. O tempo para a realização da avaliação foi de 4 horas, sendo disponibilizado o gabarito a posteriori. Impactos: A experiência trouxe uma vivência prévia para os discentes acerca da avaliação ENADE; além de um feedback para os docentes em relação à compreensão dos componentes curriculares até o momento vivenciados; promoveu dados estatísticos a fim de criar estratégias de nivelamento; possibilitou o planejamento para construção da atividades para o ciclo I do ENADE. Considerações: A compreensão e intervenção prévias para o ENADE e demais atividades que possibilitem melhoria do processo de ensino e aprendizagem, permitem que docentes e discentes participem de forma ativa e construam de maneira contínua e coesas ações que visam um aprendizado significativo.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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