MODELOS CONFECCIONADOS EM DIVERSOS MATERIAIS: O ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA COMO CRIADOR E EXECUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: A aprendizagem é um processo ativo e o estudante deve ser conduzido ao seu autodesenvolvimento de forma participativa e construtiva. É fundamental que o docente atue como mediador e estimule os estudantes ao desenvolvimento de processos de idealização e construção do conhecimento. Descrição: O Projeto de Pesquisa em Ensino intitulado O aluno de fisioterapia como criador e executor do processo de aprendizagem - modelos confeccionados em diversos materiais - análise biomecânica e a reabilitação" tem o propósito de tornar o estudante, responsável pelo processo ativo de aprendizagem tornando-o seguro e independente na sua capacidade de pensar e desenvolver o raciocínio clinico, além de contribuir na disseminação do conhecimento. Participam do projeto três docentes fisioterapeutas, um docente da Engenharia e estudantes de graduação de Fisioterapia e pós-graduação modalidade residência Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional. Para isto o estudante busca o conhecimento, elabora, a partir de um problema em biomecânica ortopédica ou traumatológica, um modelo com materiais em sua maioria recicláveis para melhor entender e fixar o conteúdo. Na sequência, apresenta este modelo à comunidade interna (estudantes do curso) e grava um vídeo descrevendo todo o processo que fica disponível online para disseminação do conhecimento. Além disso, os modelos elaborados vem sendo utilizados em atividades de educação em saúde em uma Unidade Básica de Saúde e área de abrangência. Impactos: Foram confeccionados 22 modelos e elaborados 20 vídeos disponibilizados na internet com um total de 48.308 visualizações e média de 2.415. Os vídeos mais assistidos foram de fratura de escafoide (16.000), joelho varo e valgo (11.000) e anatomia e biomecânica do joelho (4.600). O modelo da coluna vertebral elaborado com cortiças e espuma foi utilizado, pelos anos do segundo ano, em atividade educativa sobre postura, mochila e hábitos saudáveis desenvolvida em uma escola estadual para 100 estudantes do ensino fundamental II. Nos vários modelos desenvolvidos no projeto, foi possível perceber o envolvimento dos estudantes, enriquecendo a abordagem dos fenômenos biomecânicos estudados. Além disso, por meio dos modelos, os estudantes desenvolveram ações e interações entre teoria e prática, aumentando o envolvimento com o processo ensino e aprendizagem. Considerações: O projeto possibilita aos estudantes momentos para estudo e discussão do tema abordado, com orientação dos professores, além de ser uma alternativa de recurso didático ao ensino e educação em saúde.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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