O USO DE PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Viviane Lemos Silva Fernandes UNIEVANGELICA
  • Ilana de Freitas Pinheiro UNIEVANGELICA
  • Cecilia Magnabosco Melo UNIEVANGELICA
  • Henrique Poletti Zani UNIEVANGELICA
  • Luane Damásio Nogueira UNIEVANGELICA
  • Wesley dos Santos Costa UNIEVANGELICA
  • José Luís Rodrigues Martins UNIEVANGELICA

Resumo

Introdução: O processo de ensino e aprendizagem deve ser dinâmico e multidirecional gerando a necessidade de criação de mecanismos de construção diferentes dos tradicionalmente utilizados nas Universidades. Este uso de estratégias tradicionais, por vezes, provocam uma série de problemas de aprendizagem agravados, na medida em que os acadêmicos, muitas vezes, não encontram significado nas aulas que são obrigados a frequentar diariamente. O docente tem que criar estratégias que estimulem os acadêmicos, proporcionando aulas mais criativas, motivadoras e interessantes para a aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é descrever a utilização da paródia como estratégia de ensino e aprendizagem para o estudo da temática Anatomia e Fisiologia Humana". " Descrição: A paródia como ferramenta pedagógica para a aprendizagem foi introduzida nas aulas teórico-práticas da matéria Dinâmica Vital" no curso de Fisioterapia no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA visando o ensino de habilidades de memorização e aprendizado da anatomia e fisiologia do corpo humano, que incluíam aspectos clinicamente importantes do sistema visceral. Os alunos foram divididos em quatro grupos de nove alunos, foram sorteados em sala os conteúdos que cada grupo seria responsável em transformar em paródia. Os temas propostos foram: Sistema Nervoso Central e Periférico, Sistema Cardiovascular e Circulatório, Sistema Respiratório e Sistema Renal e Urinário. O tempo médio de produção da paródia foi de seis semanas, o tempo de apresentação em sala foi de aproximadamente de 10 minutos para cada grupo sob supervisão de dois avaliadores. A proposta foi que cada grupo poderia escolher uma música atual e transformando-a em paródia, de forma criativa com os temas abordados ao decorrer do semestre 2018.1. Para composição da nota foram avaliados os itens: originalidade, vocabulário da letra da paródia, apresentação, caracterização do grupo, harmonia e empolgação do grupo, totalizando 100 pontos." Impactos: Foi evidenciado a participação ativa dos alunos na atividade o que proporcionou aprimoramento prático-teórico, estímulos a criatividade a ajuda no processo de aprendizagem do conteúdo abordado, além da ampliação de bases para compreensão do objeto de estudo. Considerações: O uso da paródia como metodologia ativa demonstra-se ser uma solução possível para despertar o interesse dos alunos. É uma forma de inovação e diversificação das práticas universitárias, deixando de ser centradas as ações rotineiras e conteudistas, utilizando estratégias motivadoras e lúdicas que valorizem o saber científico. Convida o acadêmico a buscar mais informações além daquelas apresentadas em sala de aula, sendo assim, o uso de paródias como estratégia de aprendizagem em Anatomia e Fisiologia ser relevante como um mecanismo de promoção do conhecimento, como também de desenvolver práticas para educação em saúde.