HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n14.a12Palavras-chave:
Humanização da Assistência, Prática Profissional, Profissionais da SaúdeResumo
Estudos têm evidenciado o distanciamento existente entre o ensino proposto pelas universidades e as necessidades de mudança para um maior atendimento humanizado da população. Assim, este estudo, por meio de uma pesquisa de levantamento exploratório, lançou como objetivo evidenciar a presença da temática Humanização na Saúde no contexto formativo de estudantes dos cursos da área da saúde. Para tanto, foi utilizado um questionário de autopreenchimento aplicado a 40 estudantes dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina de uma Universidade Federal da Região Sul Mineira. Após a análise quantitativa dos dados, os resultados apontaram que 81,8% dos estudantes confirmam a presença das discussões teóricas sobre humanização na formação; apenas 54,5% indicam que os professores inseriram ações práticas sobre o tema, assim como 68,2% dos acadêmicos sentem-se preparados para a atuação profissional com base em tais pressupostos. Conclui-se que os resultados são bastante animadores ao indicarem a presença do tema, mas, ao mesmo tempo, são preocupantes, pois, como se sabe, o debate do pressuposto em Humanização em Saúde demanda a revisão de práticas formativas e de atuação profissional, fato não evidenciado a partir dos resultados. Entende-se que a divergência entre as relações teóricas e práticas dos postulados da Humanização em Saúde na formação acadêmica possa contribuir sobremaneira para a leitura romantizada dos pressupostos humanizadores, sem que, de fato, os postulados políticos, éticos, teóricos e metodológicos tenham sido apropriados pelos estudantes.Downloads
Publicado
24-09-2020
Edição
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Artigos originais
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