A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CASO CLÍNICO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS CANGURU

Autores

  • Elisa Sonehara de Morais MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Ana Paula Sabino de Medeiros Neves MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Stênio Medeiros de Carvalho MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Luizza Beatriz da Silva MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Noeme Beatriz Dantas de Paiva MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Geísa Andréa de Menezes Chaves MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • Ruy Medeiros de Oliveira MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

Resumo

Introdução: Uma das atribuições da equipe de saúde que compõe a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) é participar de capacitação em serviço como condição básica para garantir a qualidade da atenção estabelecida pelo Método Canguru. E a Educação Permanente em Saúde, têm como referência conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Além disso, reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integradas e corajosas na arte de escutar a diversidade e a pluralidade do país. Dentre as metodologias, o estudo integrado de Casos Clínicos é uma metodologia ativa que compõe parte da abordagem pedagógica que estimula a criatividade na construção de soluções aos problemas da vida real, promovendo a prática baseada em evidências e a compreensão da responsabilidade individual e coletiva no processo de aprendizagem. Este estudo integrado pode ser realizado em Rodas de Conversa, utilizada para uma comunicação dinâmica e produtiva entre diversos grupos, pois é uma técnica muito rica, utilizada na prática de aproximação entre os sujeitos no cotidiano. Descrição: A equipe multidisciplinar da UCINCa é composta por pediatras, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e residentes , reúnem-se semanalmente para realização de rodas de conversas com o objetivo de analisar casos de recém-nascidos internados na unidade, Nas discussões, além de aprofundar cientificamente no diagnóstico clínico e funcional, são reavaliadas condutas sobre a alimentação do RN, os medicamentos utilizados, aspectos sociais da família, promoção do método Canguru em sua segunda etapa e preparação para fase ambulatorial, entre outras questões. Todos os integrantes da equipe tem liberdade para apresentar os aspectos específicos de cada especialidades. Impactos: Através deste estudo dos casos clínicos, ocorre uma educação de forma permanente, assim como, uma integração da equipe multidisciplinar, facilitando uma aprendizagem ativa sobre o tema estudado, debatendo, questionando, ouvindo, ensinando, estimulando a construir o conhecimento em toda a equipe. Assim, uma equipe alinhada e comprometida promoverá aos usuários do serviço, uma assistência humanizada e qualificada, baseada em evidência. Considerações: Este trabalho é de fundamental importância para a equipe e usuários do serviço, já que discute cada caso de forma interdisciplinar, propiciando um planejamento terapêutico mais adequado ao RN, bem como, para sua família.