METODOLOGIAS ATIVAS EM GRANDE GRUPOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Heloisa Suzane de Sá Matos CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Manuela Andrade de Albuquerque CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Mauricio Lima Poderoso CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Ruth Cristini Torres de Meneses CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE

Resumo

Introdução: A metodologia ativa facilita o processo ensino-aprendizagem, tornando o discente mais reflexivo. Aplicada em grandes grupos, essa metodologia amplia as estrategias de soluções no raciocínio e nas discussões em sala. Descrição: As aulas com uso das metodologias ativas iniciaram desde do primeiro dia eletivo no inicio do semestre. Os alunos foram orientados a estudar o conteúdo uma semana antes da discussão em sala. Na semana seguinte, a turma sempre era subdividida em grupos de 6 a 8 alunos, sendo cada grupo responsável por um ponto do assunto previamente agendado para o dia da aula. Após discussão em grupo do ponto, os grupos construíam um mapa mental em papeis coloridos com canetas coloridas para iniciar a discussão entre os grupos sobre os diversos pontos do tema da aula. No final da aula, a professora dizia o tema da aula da semana seguinte e os materiais necessários para cada grupo se organizar. Foram oito aulas usando metodologias ativas até AV1 do primeiro semestre de 2019. Impactos: Negativos: Falha no habito da leitura previa sobre os assuntos a serem discutidos e engessamento no modelo tradicional de ensino.Positivos: Criatividade no processo de construção das temáticas trabalhadas e melhora significativa nos argumentos em sala de aula. Considerações: Apesar da grande maioria dos alunos estudados não terem vivenciado essa metodologia anteriormente, as aulas foram mais lúdicas, explicativas e com maior participação dos alunos durante as aulas. Sugere-se continuidade de relatos de metodologias ativas em grandes grupos com diversidades de cenários acadêmicos.